Sexta-feira, 15 de julho de 2011 - 10h17
O Dia Internacional do Homem é comemorado oficialmente em vários países, e também no Brasil no dia hoje, (15 de Julho). A data foi estabelecida há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
Para lembrar essa data, nada melhor do que falar sobre a saúde masculina, que bem diferente das mulheres, os homens tendem a ser resistentes na realização de exames de rotinas ou idas ao médico, deixando de cuidar da própria saúde.
Segundo Dr. Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Sírio Libanês os principais problemas de saúde masculina estão relacionados aos problemas com cálculos renais e disfunções urinárias, distúrbios sexuais (impotência e ejaculação precoce) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
“Muitas vezes quando o homem sente que alguma coisa está errada, ao invés de procurar um especialista ele conversa com amigos, depois com a esposa e por último vai ao médico”, explica Dr. Chade. Essas atitudes podem atrasar o diagnóstico, prejudicando um possível tratamento.
O exame de próstata, por exemplo, deve ser realizado aos 45 anos e quando há histórico familiar, a partir dos 40 anos. Os homens precisam realizar o acompanhamento clínico anual a partir dessa idade, evitando assim problemas maiores no futuro.
“Muitas pesquisas estão sendo realizadas nesse campo. Entre elas a vacina para o câncer de próstata, apresentado no congresso americano de urologia, que aconteceu em Washington (EUA)”, afirma Dr. Chade.
Fonte: Luciana Pain / Time Comunicação
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç