Segunda-feira, 13 de maio de 2013 - 05h32
Hoje 13 de maio comemora-se no Brasil, o Dia do Zootecnista. Uma profissão jovem, com apenas 45 anos de regulamentação, mas de um potencial enorme, considerando a demanda existente em todo o país.
Responsável pelo aprimoramento das espécies animais, pelaconservação dos recursos naturais, da segurança alimentar, da sustentabilidade, da produção animal, e do bem-estar da humanidade e dos animais, o zootecnista é um profissional que vem se consolidando em diversos segmentos, em especial o do agronegócio,um dos principais setores da economia brasileira, e a demanda crescente por alimentos no mundo todo.
Entretanto, o número de profissionais atuantes no país ainda é pequeno (8.250). Em Rondônia, de acordo com os registros do Conselho Regional de Medicina Veterinária, são 122 zootecnistas atuantes em todo o estado.
Atuação e desafios
Apesar do número reduzidoa zootecnia está imprimindo sua marca em diversas atividades e muitos profissionais estão se destacando nas áreas de gestão sustentável e produção animal. O papel que o zootecnista vem exercendo no agronegócio tem se traduzido em melhorias no manejo e na criação de animais.
Em consequência é possível obter alimentos de origem animal com segurança com aumento de quantidade e qualidade nutritiva cada vez maior. “Isso é possível porque oprofissional com habilitação em zootecnia, além de conhecer a fundo o processo produtivo, consegue de forma organizada e racional, gerir toda a cadeia de forma a aumentar sua produtividade e qualidade, sendo peça fundamental para desenvolvimento do agronegócio”, explica a zootecnista Lariessa Soares.
Lariessa atua naextensão rural e desenvolve trabalhos com agricultura familiar. Para ela a área de atuação do zootecnista é bastante específica, mas que existem desafios a serem vencidos que poderiam melhorar a atuação do profissional no campo. “Nossa missão é oferecer à população, alimentos de origem animal de qualidade através da inserção de novas tecnologias que aumentem a produtividade, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental das propriedades, mas a falta de uma delimitação legal e precisa sobre as áreas de atuação tem possibilitado que profissionais de outras áreas atuem em nossa competência”, diz.
Para contribuir nessa luta os zootecnistas de Rondônia tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária. O presidente do CRMV-RO, Rodrigo Cadette, reeleito para o triênio 2013/2016 diz que uma das metas do Conselho é a valorização da classe e a difusão da atribuição dos profissionais.
Mas para isso é preciso que haja um trabalho de conscientização muito grande, tanto por parte dos profissionais como por parte dos órgãos de atuação desses profissionais e da iniciativa privada que utiliza seus serviços. E nada melhor como o Dia do Zootecnista para lembrar quão importante é o serviço desse profissional para a inovação, para o desenvolvimento sustentável e para a própria humanidade.
Fonte: Wania Ressutti / CRMV-RO
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do