Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

108ª CNT/Sensus aponta crescimento de Dilma


  
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, volta a abrir vantagem de votos em relação ao candidato do PSDB, José Serra, segundo nova pesquisa eleitoral divulgada hoje pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com a nova rodada realizada pelo instituto Sensus, a petista está com 58,6% dos votos válidos, contra 41,4% de Serra.

Realizado a partir de entrevistas com duas mil pessoas em 24 estados brasileiros, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento de intenções de votos para a presidência da República mostra recuperação de votos de Dilma e maior chance de sair vitoriosa da corrida eleitoral.

Quando considerados votos brancos, nulos e eleitores indecisos (pesquisa estimulada), a petista aparece com 51,9% dos votos. Na última pesquisa, divulgada em 20 de outubro, Dilma tinha 46,8%.

Na pesquisa estimulada, o tucano tem 36,7% das intenções de voto, apresentando queda de 5,1 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Os indecisos correspondem a 6,8%. Brancos e nulos completam o cenário, representando 4,7% dos entrevistados.

De acordo com o presidente da CNT, Clésio Andrade, a diferença entre as pesquisas se deve ao fim das discussões de caráter religioso e emocional nos debates e programas eleitorais, que deu espaço à comparação de propostas de governo.

"A discussão de valores perde um pouco a força e volta ao universo econômico/racional. É aí que Dilma ganha força, com propostas de continuidade do governo reforçadas pelo retorno do presidente Lula aos programas eleitorais", concluiu o presidente da CNT.

Rejeição

A 108ª edição da pesquisa CNT/Sensus apresenta a maior rejeição de José Serra desde o início da corrida eleitoral. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados declararam que não votariam em Serra. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 39,8% de rejeição.

A rejeição a Dilma está avaliada em 32,5%. Para Clésio Andrade, os dados são consequência da racionalização das discussões do debate eleitoral. "Possivelmente, os ataques anteriores e boatos foram vistos depois como obras de Serra. Quando as pessoas veem que não é bem verdade, a rejeição surge como resposta", acredita.

Nordeste

O levantamento de intenções de votos mostra que a candidata do PT volta a ter força no Nordeste, que representa 28% do eleitorado. Na região, Dilma tem 66,3% dos votos, contra 25,5% de José Serra. Se a eleição fosse hoje, Dilma também venceria no Norte/Centro-Oeste (50,7% contra 40,4% de Serra) e Sudeste (48,4% contra 36,7%).

No Sudeste, Serra volta a crescer entre o eleitorado, e tem 54% dos votos contra 35,4% de Dilma. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 45,1% dos votos, contra 38,2% da petista.

 Fonte: Portal CNT
 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)