Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 19h34
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, volta a abrir vantagem de votos em relação ao candidato do PSDB, José Serra, segundo nova pesquisa eleitoral divulgada hoje pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com a nova rodada realizada pelo instituto Sensus, a petista está com 58,6% dos votos válidos, contra 41,4% de Serra.
Realizado a partir de entrevistas com duas mil pessoas em 24 estados brasileiros, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento de intenções de votos para a presidência da República mostra recuperação de votos de Dilma e maior chance de sair vitoriosa da corrida eleitoral.
Quando considerados votos brancos, nulos e eleitores indecisos (pesquisa estimulada), a petista aparece com 51,9% dos votos. Na última pesquisa, divulgada em 20 de outubro, Dilma tinha 46,8%.
Na pesquisa estimulada, o tucano tem 36,7% das intenções de voto, apresentando queda de 5,1 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Os indecisos correspondem a 6,8%. Brancos e nulos completam o cenário, representando 4,7% dos entrevistados.
De acordo com o presidente da CNT, Clésio Andrade, a diferença entre as pesquisas se deve ao fim das discussões de caráter religioso e emocional nos debates e programas eleitorais, que deu espaço à comparação de propostas de governo.
"A discussão de valores perde um pouco a força e volta ao universo econômico/racional. É aí que Dilma ganha força, com propostas de continuidade do governo reforçadas pelo retorno do presidente Lula aos programas eleitorais", concluiu o presidente da CNT.
Rejeição
A 108ª edição da pesquisa CNT/Sensus apresenta a maior rejeição de José Serra desde o início da corrida eleitoral. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados declararam que não votariam em Serra. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 39,8% de rejeição.
A rejeição a Dilma está avaliada em 32,5%. Para Clésio Andrade, os dados são consequência da racionalização das discussões do debate eleitoral. "Possivelmente, os ataques anteriores e boatos foram vistos depois como obras de Serra. Quando as pessoas veem que não é bem verdade, a rejeição surge como resposta", acredita.
Nordeste
O levantamento de intenções de votos mostra que a candidata do PT volta a ter força no Nordeste, que representa 28% do eleitorado. Na região, Dilma tem 66,3% dos votos, contra 25,5% de José Serra. Se a eleição fosse hoje, Dilma também venceria no Norte/Centro-Oeste (50,7% contra 40,4% de Serra) e Sudeste (48,4% contra 36,7%).
No Sudeste, Serra volta a crescer entre o eleitorado, e tem 54% dos votos contra 35,4% de Dilma. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 45,1% dos votos, contra 38,2% da petista.
Fonte: Portal CNT
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação