Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Tribunal afasta conselheiro paraense alvo de operação da PF


O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará afastou o conselheiro Aloísio Chaves, investigado pela Polícia Federal (PF) por suspeita de integrar um suposto esquema de beneficiamento de agentes públicos por meio de fraudes na cobrança de royalties da exploração mineral.

O afastamento foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da Operação Nibelungo, deflagrada ontem (23) pela Polícia Federal.  

A ação é um desdobramento da Operação Timóteo, desencadeada também pela PF, em 2016, e que resultou na exoneração do então diretor de Procedimentos Arrecadatórios do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Marco Antonio Valadares Moreira, suspeito de se valer de informações privilegiadas para oferecer a municípios que tinham créditos de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) os serviços de dois escritórios de advocacia e de uma empresa de consultoria ligados a sua esposa, Lilian Amâncio Valadares Moreira.
Busca e apreensão

Em nota, os advogados do conselheiro Aloísio Chaves informaram que foram surpreendidos pela “desnecessária busca e apreensão” de documentos que policiais federais fizeram em sua residência e em seu gabinete, no Tribunal de Contas.

A defesa também classificou como desnecessário o afastamento do conselheiro do cargo, alegando que, desde a deflagração da Operação Timóteo, Chaves tem se colocado “integralmente à disposição das autoridades”, sem jamais ter sido convidado a prestar qualquer esclarecimento sobre as suspeitas que recaem sobre ele.

“Sem que tenha havido quaisquer fatos novos, as medidas foram deflagradas de forma desproporcional. A defesa tem absoluta convicção de que, ao final da investigação, os fatos restarão perfeitamente elucidados”, sustentam os advogados Pedro Ivo Velloso e Ticiano Figueiredo.

Também em nota, o Tribunal de Contas esclareceu colaborar com o Poder Judiciário e com o Ministério Público Federal, prestando informações e disponibilizando todos os documentos requeridos pelas autoridades que investigam as suspeitas.

Destacando tratar-se de uma investigação ainda em curso, o colegiado do tribunal manifestou a expectativa de ver os fatos esclarecidos, com a garantia de ampla defesa aos investigados.
Contratos fraudulentos

De acordo com a PF, as investigações apontam para a participação do conselheiro no esquema de assinatura de contratos fraudulentos firmados pela prefeitura de Parauapebas (PA) com ao menos um dos escritórios de advocacia investigados.

Já segundo o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Timóteo, da qual resultou a nova Nibelungo, identificou indícios de desvios na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) em cidades que possuíam contratos de consultoria com empresas relacionadas ao ex-diretor do DNPM, Antonio Valadares Moreira, e sua esposa, Lilian Amâncio Valadares Moreira.

“O conjunto de informações levantadas pela CGU indica que o servidor utilizou da posição na Diretoria de Procedimentos Arrecadatórios para atuar em favor de municípios interessados no incremento da arrecadação da CFEM, espécie de royalty da exploração mineral pago a estados e municípios”, detalhou a CGU à época.

A reportagem não conseguiu contato com Moreira, Lilian e nem com seus advogados.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)