Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 07h15
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) está iniciando uma série de novas ações que visam incrementar a sinalização nas vias públicas da área urbana do município de Porto Velho. Na semana passada foi iniciada a construção de um redutor de velocidade na Rua José de Alencar, próximo à Rua Abunã, e os trabalhos deverão estar finalizados até hoje, terça-feira (27). “Trata-se de um local detectado como passível de muitos acidentes”, explicou Carlos Guttemberg, secretário da Semtran.
Também foram iniciados serviços de sinalização horizontal, uma vez que a sinalização vertical já está toda pronta, na Rua Venezuela entre as avenidas José Vieira Caúla e Rio de Janeiro. “Estamos implantando barras de retenção e sinalização PARE. Há necessidade de uma sinalização mais agressiva naquela área, pois a Semob realizou um bom trabalho de melhoramento daquela via e agora os motoristas estão transitando com muita velocidade. Já foram registrados alguns acidentes”, explicou o secretário.
Dentre as ações a serem iniciadas em breve, Guttemberg informou que elas serão implementadas por meio de remanescentes de uma mitigação com a Empresa Energia Sustentável do Brasil. São setecentos e cinquenta e cinco mil reais a serem gastos com sinalizações horizontais, verticais e auxiliares. “Desse montante, cem mil serão utilizados na recuperação de abrigos de ônibus e o restante será utilizado para sinalização viária das mais diversas regiões da cidade. Muita sinalização será realizada com esses recursos e setenta e nove escolas vão receber faixas-altas para assegurar o trânsito dos alunos e demais pedestres que acessam as unidades de ensino”, afirmou, explicando ainda que faixas-altas são espécies de lombadas pintadas com faixas de pedestres, a exemplo da que foi instalada à frente do Supermercado Centro Norte.
Os valores a serem gastos serão assim divididos, seiscentos e cinquenta e cinco mil serão utilizados para sinalização dos bairros e da área central da cidade e cem mil será utilizado apenas para a construção de faixas-altas a frente das escolas. O serviço de construção das faixas-altas será executado por uma empresa contratada pela Jirau, de forma que os trâmites burocráticos farão com que esses trabalhos demorem ainda de vinte dias a um mês para serem iniciados. Quanto às demais formas de sinalização, já foram expedidas as ordens de serviços da Semtran para a execução desses trabalhos nos bairros Conceição, Tancredo Neves, Nova Floresta e JK I. “São bairros inteiros que receberão sinalizações verticais, horizontais e auxiliares”, destacou o secretário.
As sinalizações verticais são popularmente chamadas de placas de trânsito, as horizontais são faixas de pedestres e outras pinturas afixadas nos solos das vias públicas e a sinalização auxiliar são taxinhas e taxões, pequenos blocos refletores de luz, afixados nas vias públicas para melhorar a visibilidade noturna e para pontuar a separação das faixas de fluxos. Esse tipo de sinalização está sendo implantada atualmente na Avenida Mamoré. “Havia um contrato, entre a Caixa Econômica e a Sempre, que recebeu redução de metas nos serviços executados pela empresa que realizava ações nessa via. Isso possibilitou fazer toda a parte de sinalização vertical, horizontal e auxiliar.
Os taxões estão sendo afixados lá, principalmente com o sentido de divisão da pista central. À medida que a Semusb realizar a limpezas laterais das pistas, nós vamos dar prosseguimento também à sinalização horizontal no local”, finalizou o secretário.
Fonte: Renato Menghi
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no