Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Terror se instala nas agências bancárias do interior de RO


A ousadia dos bandidos, aliada à carência de policiamento em alguns municípios mais afastados da BR-364 e, principalmente, pela falta de equipamentos de seguranças nas agências bancárias, voltou a transformar Rondônia num campo de guerra.

Somente nos três últimos dias dois novos casos de explosão de caixas-eletrônicos, assalto e utilização de reféns aconteceram no Estado, desta vez, com duas pessoas mortas.

O primeiro ocorreu na madrugada do último domingo (29/7), no município de Rio Crespo, quando um bando explodiu o caixa eletrônico de um Posto de Atendimento Avançado do Bradesco. Ao serem surpreendidos pela Polícia Militar, os criminosos utilizaram várias pessoas como refém, transformando-as em um legítimo ‘paredão humano’ para, assim, conseguirem fugir.

As informações das autoridades dão conta de que os bandidos não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro e que teriam conseguido fugir após atear fogo num dos veículos da fuga em cima de uma ponte. Informações desencontradas também dão conta de uma suposta morte de um dos reféns.

O segundo caso se deu no município de Cacaulândia na madrugada desta terça-feira (31), quando assaltantes fortemente armados explodiram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil e, na fuga, em troca de tiros com a guarnição local, atingiram a cabeça de um policial militar que, não resistindo aos ferimentos, veio a óbito.

As informações mais recentes dão conta de que a guarnição da Polícia Militar daquela pequena cidade era composta por apenas dois policias, o que comprova a carência no efetivo policial nestas regiões mais remotas do Estado.

Até ontem, segundo dados oriundos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), 28 pessoas – entre funcionários, vigilantes, clientes, usuários, populares e policiais – perderam a vida nestes crimes que assolam o sistema financeiro do país. Com essas duas mortes ocorridas nos últimos dias em Rondônia, o número chega a 30.

“Estamos há meses falando sobre este legítimo clima de terror que se instalou no Estado, uma violência sem fim dentro e fora das agências bancárias e demais segmentos do ramo financeiro. É imperativo que as autoridades dêem uma resposta rápida e eficiente à sociedade, prendendo estas quadrilhas que agora transformaram a rotina do cidadão rondoniense num sentimento generalizado de insegurança”, avaliou José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia – SEEB/RO, que também volta a questionar a desobediência dos bancos em não cumprir com as leis de segurança bancária e onde são determinadas as adoções de mecanismos de segurança dentro e fora das unidades.

Fonte: Rondineli Gonzalez
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)