Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Termópilas: Prisões são mantidas pelo judiciário Rondônia


As prisões da operação denominada Termópilas, determinadas em decisão do desembargador Sansão Saldanha, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia, estão sendo mantidas pelo magistrado à medida que os advogados entram com pedido de revogação. Ao todo foram 14 pessoas presas durante a operação da Polícia Federal, mediante solicitação do Ministério Público. Dessas, apenas 3 conseguiram deferimento do pedido, mesmo assim porque o próprio MP entendeu por meio de parecer, que a soltura dos envolvidos não iria prejudicar mais a apuração dos fatos no inquérito.

Diante disso, o desembargador acolheu a manifestação dos procuradores e decidiu pela soltura de Andressa Maziero Zamberlan, Ednei Pereira dos Santos e Júlio César Fernandes Bonache.

Porém, os demais 11 envolvidos, inclusive o deputado Valter Araújo, apontado como o chefe da organização que estaria cometendo crime de corrupção, tráfico de influência, extorsão, peculato, fraude a licitações e lavagem de dinheiro, é mantido preso até o momento. Os advogados do parlamentar impetraram Habeas Corpus com pedido de relaxamento da prisão no Superior Tribunal de Justiça, mas a ministra Maria Thereza de Assis Moura entendeu que cabe ao TJRO a análise sobre se deve ou não manter a prisão.

A decisão do desembargador é a única peça que os advogados estão tendo acesso. Pelo fato do inquérito ainda estar em andamento, muitos dados e informações estão sendo mantidas em sigilo para garantir a integridade das provas, sobretudo gravações feitas ao longo das investigações.

Fonte: Ascom TJRO


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PM apreende arsenal após abordagem e prende dois suspeitos em Porto Velho e distrito de Vista Alegre do Abunã

PM apreende arsenal após abordagem e prende dois suspeitos em Porto Velho e distrito de Vista Alegre do Abunã

Polícia Militar apreende diversas armas de fogo e munições, além da prisão de dois homens, nesta quarta-feira (1º), em Porto Velho e no distrito de

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Tribunal Vermelho" em Porto Velho

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (30/3), a Operação Tribunal Vermelho, fruto de mais uma ação integrada de combate ao crime organizado na

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Forças de segurança apreendem pasta base de cocaína, maconha e cloridrato de cocaína no Rio Madeira, em Rondônia

Foram, de acordo com a PM, 72kg de pasta base de cocaína, 316,850kg de maconha e 33,100kg de cloridrato de cocaína. Polícia Militar, Polícia Federal

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Na tarde desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, deflagrou a Operação VENDETTA,

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)