Segunda-feira, 28 de julho de 2014 - 16h26
A Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) anunciou o retorno operacional de 80 câmeras de monitoramento, que estão espalhadas estrategicamente pela capital. Os equipamentos ficaram algum tempo desativados por falta de manutenção nos cabos de fibra.
A reativação das câmeras deve ocorrer de forma gradativa, dependendo da manutenção dos cabos, que está a cargo da Eletrobras, conforme convênio firmado especificamente para este fim. O reparo das câmeras, quando houver necessidade, será feita por técnicos da Sesdec, o que garantirá o funcionamento dos serviços.
Para ampliar a eficácia do sistema, serão incorporadas ao sistema outras 19 novas câmeras em pontos considerados críticos, na região central da cidade.
Uma vez captadas, as imagens das câmeras são envidas para quatro estações receptoras, que são controladas pela Polícia Militar, em uma sala de monitoramento que funciona 24h.
As câmeras de monitoramento têm capacidade de movimento horizontal de 360° e vertical de 180°. O alcance das lentes é de até 30 vezes, o que é suficiente para identificar com precisão a placa de um carro a 600 metros de distância do equipamento de vídeo. As imagens ficam armazenadas por cinco anos em DVDs e disponíveis para serem utilizadas como provas, caso sejam necessárias.
Expansão
A expansão do videomonitoramento no estado vai garantir, ainda, que outros municípios ganhem este importante reforço na segurança.
Um lote de 11 câmeras para o município de Machadinho já esta em licitação e deve entrar em pleno funcionamento em 2015. O sistema já funciona com eficácia no município de Vilhena, onde os resultados positivos estão comprovados.
Através de recursos da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), os municípios de Pimenteiras, Guajará Mirim, Costa Marques, Nova Mamoré Buritis e Vilhena também serão comtempladas com o sistema de monitoramento. Serão disponibilizadas 62 câmeras para essas cidades. O projeto já está em andamento.
Segundo o secretário de Segurança Antônio Carlos dos Reis, as câmeras de segurança são um olhar a mais da polícia nas ruas da cidade. "Através delas, podemos prevenir crimes, pois uma equipe no Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) acompanha tudo e, quando é necessário, uma viatura é enviada ao local para o devido atendimento", explicou.
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas
O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)