Segunda-feira, 20 de outubro de 2008 - 20h53
Os números da criminalidade em Porto Velho estão em queda, segundo dados do Departamento de Estatística e Planejamento da Polícia Civil, divulgados pelo secretário da Segurança, Evilásio Sena. "A queda dos números é resultado dos investimentos feitos pelo governador Ivo Cassol na área da Segurança", afirmou.
Segundo Sena, "nos casos de homicídio doloso, aquele em que o autor tem intenção de matar, os números contabilizados no primeiro semestre deste ano, apontam uma redução de 45,31% em relação aos registrados no mesmo período do ano passado. No período compreendido entre 2006 e 2007, a queda registrada já era de 23,81%", explicou.
As ocorrências de tentativa de homicídio também registram queda de 62,60%, acrescenta Sena, informando que até as mortes ocorridas no trânsito da Capital, classificadas como homicídio culposo apresentam um índice de 40,71% a menos que no ano passado.
Latrocínios
Casos de repercussão como latrocínio, roubo seguido de homicídio, estiveram em queda no primeiro semestre deste ano. "Foram 5, contra 17 do ano passado, apresentando um percentual de 70,59 de redução". As ocorrências de roubo consumado caíram 61,20%. O mesmo ocorre com os casos de estupros também diminuíram em 5,60% - destaca o secretário.
Outros crimes em queda, segundo Sena: lesão corporal dolosa, 58,23%; lesão corporal culposa, 28,01%; furto consumado, 63,06%; furto de veículo consumado, 42,89%, roubo de veículo consumado, 35,26%.
Os casos de atentado violento ao pudor foram os únicos que apresentaram crescimento na ordem de 30,51%, mas esses podem ser explicados. "Em muitas ocasiões a intervenção da Polícia acionada pela população evitou que as vítimas fosse violentadas", explicou Sena.
Investimentos
Conforme o secretário, o Governo do Estado tem feito investimentos na Segurança, com a aquisição de veículos e equipamentos, além da contratação de novos policiais.
Dalton di Franco
Sesdec
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)