Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Segóvia defende 'parceria' da PF com a mídia


Gente de Opinião

247 - O novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, defendeu "transparência" e "parceria" com a mídia nas investigações policiais. Segóvia disse nesta quinta-feira (23) que "sempre trabalhou" com jornalistas que "auxiliavam em algumas investigações", mas negou qualquer tipo de vazamento ilegal de dados sigilosos.

Segóvia não quis comentar que tratamento a polícia vai dar ao inquérito que investiga o presidente Michel Temer e o decreto que prorrogou os contratos dos portos por 70 anos. Para ele, muitas vezes, “a PF continua um trabalho que foi iniciado por jornalistas”. Já em outros casos, a mídia é que auxilia a corporação com matérias jornalísticas.

De acordo com o diretor da PF, a corporação é transparente, mas pode melhorar ainda mais a parceria com a imprensa. “Alguns jornalistas repassam informações e a gente pode trabalhar em conjunto. Não há vazamento de informações da PF para a imprensa. Quando as informações deixam de ser secretas, são divulgadas à imprensa e a imprensa mostra ao público”.

Na noite de quarta-feira (22), Segovia surpreendeu alguns agentes que participavam do Congresso de Jornalismo e Segurança Pública em Brasília, promovido pela Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), ao encerrar o evento.

Para Segóvia, quando há transparência na coisa pública, o país começa a melhorar. O diretor da PF acredita que o papel da imprensa é fundamental nessa maior transparência. Segundo ele, jornalistas investigativos tem o mesmo espírito da Polícia Federal.

Segóvia não quis comentar a situação do inquérito que investiga Michel Temer por prorrogar as licenças de funcionamento dos portos por mais 70 anos. A investigação apura se houve pagamento de propina, por meio do ex-deputado e assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures. Rocha Loures foi flagrado com uma mala com R$ 500 mil – o destinatário da propina seria Michel Temer.

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O