Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Rondônia usa tempo real para modernizar segurança pública


Gente de Opinião

Operações policiais ganham agilidade

O tempo real chegou definitivamente às repartições policiais de Rondônia, livrando-as daquelas demoradas consultas a outros estados. Quatro anos depois do início do primeiro mandato do governador Confúcio Moura, o Programa de Modernização da Segurança Pública adota a base única de pesquisas, inovando com o revolucionário método da Inteligência Digital (ID).

“Hoje conseguimos informações rápidas e confiáveis”, comentou o diretor executivo de tecnologia de informação e comunicação da Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), Ronaldo Sawada Viegas.

O planejamento estratégico no estado começou em 2011. No ano seguinte, a Secretaria Nacional de Segurança do Ministério da Justiça (Senasp) investiu no setor. Assim, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Defesa e Cidadania aproxima-se dos 400 pontos de telefonia celular urbana e rural, em delegacias de polícia, destacamentos policiais militares e sedes do Corpo de Bombeiros, agora unificados pelas recém-construídas Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps).

Algumas ações extrapolavam as esferas de Poder, lembra Sawada. O Banco Nacional de Mandados de Prisão, por exemplo, cuja finalidade é facilitar o conhecimento por qualquer pessoa; o cumprimento de diligências policiais; e auxiliar juízes de direito no exercício de sua jurisdição. “Esse banco serve de franquia à consulta e à recepção dos mandados de prisão”, explica.

OBSERVATÓRIO CRIMINAL

Com a construção e instalação das Unisps, atualmente as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros integram seus sistemas operacionais com acesso ao Observatório Criminal. “Temos à disposição pesquisas e consultas em tempo real”, comenta Sawada.

Se, por exemplo, um veículo for furtado nos distritos de Terra Caída ou União Bandeirantes, no município de Porto Velho e o ladrão conseguir alcançar os estados do Acre ou de Mato Grosso, maior chance terá a polícia em recuperá-lo.

Gente de Opinião

Polícias ficam integradas

Rondônia integrou-se ao sistema de busca do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Seguradoras investiram em tecnologias disponíveis, entre as quais o Infoseg e no Sistema Nacional de Identificação de Veículos em Movimento (Sinivem/Projeto Fronteiras).

Infoseg é um sistema que integra as informações de segurança pública, justiça e fiscalização: “Nele constam todos os veículos cadastrados no Sistema Renavam, CPF, carteira nacional de habilitação, mandados de prisão, investigações e processos criminais, título de eleitor.

Essas informações vitais resultam na base única para a pesquisa, e por ela o estado não mais necessita consultar os demais a respeito de RGs (cédulas de identidade) ou CNHs ( carteiras de motorista).


SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO BENEFICIADAS

O resultado da integração dos bancos de dados permite verificar o modus operandi de infratores. Segundo Sawada, sistemas de business inteligence (BI) possibilitam não apenas a ação corretiva, como também o planejamento para conter a criminalidade.

A modernização da segurança pública contempla atualmente a inteligência digital, pela qual se obtém um número identificador para a rastreabilidade. “Caso queira, o cidadão pode acompanhar todas as decisões em investigações e processos judiciais, dentro da transparência e da publicidade”, assinala o diretor.

É POSITIVO

❶ Internet banda larga e telefonia celular em regiões até então consideradas isoladas em Rondônia colocam o estado no ritmo de vida de qualquer cidadão do mundo.

❷ Ao chegar aos distritos que ainda são economicamente inviáveis, o governo estadual aplica o Programa Pioneiros Digitais a custos viáveis, e assim, interliga escolas e hospitais à rede de alta velocidade.

❸ A chamada Infovia é a infraestrutura que permitirá essa integração. Escolas, unidades de saúde e de segurança pública sertão todas conectadas à internet, e poderão promover videoconferências, interação, aulas e outras perspectivas mais.
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Nilson Nascimento
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)