Sexta-feira, 21 de setembro de 2007 - 02h04
Polícia Federal em Rondônia apreendeu nesta quinta-feira, 20, em Porto Velho, 24 pedras ainda não avaliadas com características de diamantes que estavam com um índio Cinta Larga e outro da etnia Mequém. As apreensão ocorreu durante uma operação da PF deflagrada a partir de informações repassadas pela Base Operacional da Polícia Federal na Reserva Roosevelt, de onde os indígenas envolvidos no comércio ilegal de pedras preciosas foram inicialmente acompanhados.
A abordagem foi realizada em um hotel próximo à rodoviária, quando os índios Raimundo Cinta Larga, 37, natural de Aripuanã, Mato Grosso, e Vanderlei Assiry (etnia Mequém), 31, natural de Porto Velho, negociavam os diamantes com dois compradores conhecidos como Miguel Gomes da Silva, 54, natural de Campo Maior, Piauí e Aquilino Noel Ivanhinchen, 44, natural de Candoi, Paraná.
Os índios e os compradores foram indiciados pelos crimes de exploração de matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal, com pena de detenção de 01 a 05 anos e multa, e também pelo crime de extração de recursos minerais sem a competente autorização, com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa. Mas logo foram liberados após o pagamento de fiança.
Durante a ação, os agentes também constataram que o motorista do táxi, Antônio Alves dos Santos, 64, natural de Pedreiras, Maranhão, que conduzia os compradores, portava uma barra de aproximadamente 50 gramas aparentemente de ouro. Segundo a PF, o metal precioso foi extraído de garimpo ilegal no Rio Madeira. O motorista foi autuado pela prática dos mesmos crimes dos outros presos e depois de pagamento de fiança foi liberado.
Fonte: Agência Fenapef com Setor de Comunicação Social/SR/DPF/RO
Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Ouro de Areia em Porto Velho
Na madrugada desta sexta-feira (17/10/2025), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosa
Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Face Oculta em Porto Velho
Na madrugada desta sexta-feira (10/10/2025), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosa
Deputado Jean Mendonça tranquiliza população após ficar refém de bandidos
Na manhã desta sexta-feira (3), o deputado Jean Mendonça (PL), sua esposa e uma enteada foram feitos reféns em sua residência por dois assaltante
Crime de furto de energia: oito pessoas são presas em Rondônia em um único dia
O combate ao furto de energia elétrica ganhou força na última sexta-feira (26) em Rondônia e terminou com oito pessoas presas em flagrante. Ações di