Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Propina para coronel Lima era 'dinheiro do Temer', diz delator


Propina para coronel Lima era 'dinheiro do Temer', diz delator - Gente de Opinião

247 - O contador Florisvaldo Caetano de Oliveira, responsável por realizar o pagamento de propinas do Grupo J&F a partidos e políticos, disse ter recebido a orientação do ex-diretor da empresa Ricardo Saud a realizar a entrega de R$ 1 milhão ao coronel aposentado João Baptista Lima Filho "o mais rápido possível" uma vez que se tratava de "dinheiro do Michel Temer".

Oliveira também relatou em sua delação premiada que o coronel Lima teria reclamado do fato do dinheiro não ter sido entregue no primeiro encontro entre eles, no começo de setembro de 2014. Na última quinta-feira (11), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou ao ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, a "adoção das providências cabíveis em relação a detentores de foro no STF". Neste caso, específico, Temer é o único detentor de foro privilegiado.

Ainda segundo o contador, o dinheiro não teria sido entregue no primeiro encontro com Lima, ocorrido na sede da Argeplan Arquitetura & Engenharia, em São Paulo, de propriedade do ex-coronel, por ele achar "mais adequado um primeiro encontro para acertar os detalhes da entrega". "O coronel reclamou que eu não tinha levado a quantia naquele momento", completou Oliveira.

O ex-diretor da JBS Ricardo Saud também o teria questionado sobre a demora em efetuar o repasse. "Ricardo então ficou preocupado, reclamou muito e disse 'isso já era para ter sido entregue, é dinheiro do Michel Temer', pedindo para que eu providenciasse a entrega o mais rápido possível e o avisasse", relatou o delator. O repasse foi realizado dois depois.

O Palácio do Planalto não se manifestou sobre o assunto.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia realizou uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Cacoal, resultando na desarticulação de um ponto

Polícia Militar prende mulher pro tráfico de drogas na Vila Samuel

Polícia Militar prende mulher pro tráfico de drogas na Vila Samuel

Durante patrulhamento, uma guarnição do 5º Batalhão recebeu denúncias anônimas informando sobre intensa comercialização de entorpecentes em uma resi

Deputado Jean Mendonça defende valorização dos servidores do DER

Deputado Jean Mendonça defende valorização dos servidores do DER

O deputado Jean Mendonça (PL) se posicionou em apoio às reivindicações do Sindicato dos Servidores do Departamento de Estradas de Rondônia (SINDER)

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Na manhã deste domingo (22), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Machadinho d’Oeste, em ação integrada com a Polícia Militar do mu

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)