Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Presos podem ter de arcar com custos de permanência na cadeia


Presos podem ter de arcar com custos de permanência na cadeia - Gente de Opinião
Os presidiários poderão ser obrigados a ressarcir o Estado por despesas de manutenção com o cumprimento da pena. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 580/15, de autoria do senador Waldemir Moka (MDB-MS). O texto foi aprovado nesta quarta-feira (6) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em decisão terminativa, por isso, se nenhum senador apresentar recurso para que a matéria seja votada no plenário da Casa, ela segue direto para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, os detentos poderão custear os gastos por meio de recursos próprios ou pelo trabalho. No caso de não possuir recursos próprios, o condenado deverá trabalhar para esse ressarcimento. "O projeto é de importância ímpar, no momento em que o país todo recebe o Atlas da Violência, em que a bandidagem toma conta do país. Cada preso hoje gasta em média R$ 2.440 por mês, valor acima de muitos salários de professores e de muitos profissionais de outras áreas do país", alertou o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator da proposta.

Se proposta também for aprovada na Câmara, a expectativa é de que o Estado tenha mais recursos livres para políticas públicas. "Não vamos ter de gastar com condenado para ficar com mordomia de penitenciárias e sendo recrutados por facções criminosas", ressaltou Caiado.

Embora o texto proponha a modificação da Lei de Execuções Penais (Lep), ainda segundo o relator, o ressarcimento tratado no projeto tem natureza cível, ou seja: "Não se está falando em punir o condenado mais uma vez pelo crime praticado". Ele justifica a constitucionalidade da proposta afirmando que, pela Constituição Federal, todos os prejuízos causados ao erário deverão ser ressarcidos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)