Terça-feira, 17 de julho de 2007 - 14h47
O preso provisório irá votar nas próximas eleições, garantiu o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), desembargador Roosevelt Queiroz Costa, em reunião na manhã desta terça-feira (17) com o presidente do Conselho Penitenciário Estadual (Copen/RO), Gabriel Tomasete e o juiz titular da Vara de Execuções Penais da Capital (VEP), Sérgio William Domingues Teixeira.
De acordo com o desembargador, o TRE/RO estará trabalhando para implementar ainda na sua gestão a possibilidade do exercício do direito de voto pelo preso provisório, que é aquele que ainda não recebeu sentença condenatória da justiça.
O pedido para que os presos provisórios possam votar foi feito pelo Copen/RO em 2005, com o apoio irrestrito do Judiciário, através da VEP. "Não será afastando e isolando completamente o preso que o problema da criminalidade será resolvido. O preso precisa se sentir incluído, para vir a se encaixar na sociedade mais tarde.", destacou Tomasete.
Sérgio William enfatiza que "o preso provisório ainda tem os direitos políticos e, portanto, pode votar. É um direito constitucional".
O presidente do Copen/RO informou que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), através do diretor Maurício Kuehne, tem acompanhado todo o processo desta solicitação para que Rondônia possa dar direito de voto a estes presos, como tem ocorrido nos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Pernambuco.
Em Rondônia existem 1.483 presos provisórios homens e 134 mulheres, segundo dados do Sistema de Informações Penitenciárias da Secretaria de Administração Penitenciária de Rondônia (Seapen).
Luiz Alexandre
Assessoria/Seapen
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

PF e IBAMA deflagram Operação Hefesto II contra garimpo ilegal no Rio Madeira
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta sexta-f
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)