Terça-feira, 21 de junho de 2011 - 17h04
Uma campanha de impacto que chame a atenção da sociedade para o número elevado de acidentes de trânsito na capital de Rondônia. Esse é o objetivo principal do plano de ação que a Prefeitura de Porto Velho, o Governo do Estado e a Polícia Rodoviária Federal lançam na próxima segunda feira, 27. A solenidade está marcada para às 9h, em frente ao Palácio Getúlio Vargas, sede do governo estadual.
Os detalhamentos da campanha foram discutidos nesta terça feira, 21, numa reunião entre o prefeitura de Porto Velho, Roberto Sobrinho; o governador Confúcio Moura; o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Itamar Ferreira; a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira; o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Airton Gurgacz; o comandante da Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar, tenente Lisboa, além de técnicos e funcionários dos órgãos ligados ao trânsito.
A campanha que será deflagrada na próxima segunda feira consiste em ações imediatas, de médio e de longo prazo. A idéia é trabalhar a conscientização da sociedade como um todo, mas com um foco especial para ao público infantil, que é mais susceptível às mudanças, por ainda está com o caráter em formação, do que o adulto. “Entendemos que por meio das crianças é mais fácil de se chegar aos pais, ao irmão, ao tio, até ao vizinho, para chamar a atenção sobre o respeito às normas de trânsito que precisam ser cumpridas. É essa criança que muita das vezes puxa a orelha do pai ou da mãe quando eles fazem algo errado. E por meio delas que temos que educar as nossas futuras gerações para a convivência pacífica no trânsito de Porto Velho”, disse o prefeito.
Ações
Entre as ações previstas para serem desenvolvidas haverá uma ampla campanha educativa nas escolas municipais, estaduais e particulares, mídia na televisão, reforço nas ações de fiscalização realizadas pelos agentes de trânsito da Semtran do Detran, Polícia Militar e Polícia Rodoviária. Essa medida visa coibir as infrações e, principalmente, tirar das ruas os motoristas inabilitados, ou os que estiverem dirigindo embriagados.
“Já está comprovado que a maioria dos acidentes de trânsito são pela irresponsabilidade do condutor. Tanto que grande parte dos acidentes que acontecem em Porto Velho ocorrem em áreas sinalizadas. É aquele que avança o sinal, dirige alcoolizado e não respeita as leis de trânsito. Esse mal condutor tem que ser banido das ruas se ele não se reeducar. Precisamos acabar com essa tragédia no trânsito”, reforçou o prefeito.
Paralelo às ações conjuntas com os demais órgãos afins, a prefeitura também reforçará o serviço de sinalização de ruas, melhoria das vias mais movimentadas com pavimentação e recuperação asfáltica, colocação de novos semáforos, entre outras. “O número de pessoas que morrem no trânsito aqui, é uma situação que não podemos mais aceitar de formar passiva. É preciso reagir para salvar vidas, até mesmo daquele irresponsável que sai por aí dirigindo como um louco. Alguém tem que chegar e chamar a atenção dele para o risco que ele coloca, não apenas a vida dele, mas das outras pessoas também. E só vamos conseguir isso com uma mudança radical de comportamento”, avaliou.
Fonte: Joel Elias
Fotos: Medeiros e Eliênio Nascimento
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no