Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

POLUIÇÃO SONORA: Polícia apreende aparelhagem de som e veículos


Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram uma operação contra perturbação do sossego na madrugada deste sábado (15), denominada Operação PSIU – Programa de Silêncio Urbano. Locais de grande movimento em Porto Velho foram fiscalizados e pessoas foram multadas e tiveram seus equipamentos de som apreendidos, atendendo determinação do Ministério Público Estadual, haja vista o grande número de denúncias.

Segundo a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre os Crimes Ambientais, o nível permitido de emissão de ruídos em locais abertos, das 19 às 07 horas é de 45 decibéis e das 07 às 19 horas, 55 decibéis, medidos com decibelímetro.

De acordo com o comandante do Batalhão Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento, os estabelecimentos, destinados a lazer e cultura, que utilizem fonte sonora ou qualquer sistema de ampliação de som, são obrigados a dispor de tratamento acústico que evite a passagem do som para o exterior.

Durante a operação PSIU foram apreendidos mais dois veículos, totalizando 09 nos últimos dias, além de aparelhagens de som que foram levados para o Batalhão de Polícia Ambiental e os responsáveis vão responder em juízo por desrespeito à Lei de Crimes Ambientais, além de pagarem multas, resultando na interdição do estabelecimento denominado Route 364.

A Polícia Ambiental espera que, com estas autuações, o problema diminua na cidade. Novas operações contra o abuso de poluição sonora estão sendo planejadas para os próximos dias. Quem for encontrado infringindo a lei, estará sujeito a ser penalizado.

De acordo com o sargento Edion Carlos de Goveia, comandante da patrulha, acompanhado pelos PMs Rosemberg Alves Fortes e Rondinelly Fernandes Leite de Siqueira, o Art. 76 declara ser proibido perturbar o sossego e o bem-estar público ou da vizinhança com ruídos, algazarra, barulhos ou sons de qualquer natureza excessivos e evitáveis, produzidos por qualquer forma, que ultrapassem os níveis máximos de intensidade tolerados pela regulamentação.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)