Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

POLUIÇÃO SONORA: Polícia apreende aparelhagem de som e veículos


Policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram uma operação contra perturbação do sossego na madrugada deste sábado (15), denominada Operação PSIU – Programa de Silêncio Urbano. Locais de grande movimento em Porto Velho foram fiscalizados e pessoas foram multadas e tiveram seus equipamentos de som apreendidos, atendendo determinação do Ministério Público Estadual, haja vista o grande número de denúncias.

Segundo a Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre os Crimes Ambientais, o nível permitido de emissão de ruídos em locais abertos, das 19 às 07 horas é de 45 decibéis e das 07 às 19 horas, 55 decibéis, medidos com decibelímetro.

De acordo com o comandante do Batalhão Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento, os estabelecimentos, destinados a lazer e cultura, que utilizem fonte sonora ou qualquer sistema de ampliação de som, são obrigados a dispor de tratamento acústico que evite a passagem do som para o exterior.

Durante a operação PSIU foram apreendidos mais dois veículos, totalizando 09 nos últimos dias, além de aparelhagens de som que foram levados para o Batalhão de Polícia Ambiental e os responsáveis vão responder em juízo por desrespeito à Lei de Crimes Ambientais, além de pagarem multas, resultando na interdição do estabelecimento denominado Route 364.

A Polícia Ambiental espera que, com estas autuações, o problema diminua na cidade. Novas operações contra o abuso de poluição sonora estão sendo planejadas para os próximos dias. Quem for encontrado infringindo a lei, estará sujeito a ser penalizado.

De acordo com o sargento Edion Carlos de Goveia, comandante da patrulha, acompanhado pelos PMs Rosemberg Alves Fortes e Rondinelly Fernandes Leite de Siqueira, o Art. 76 declara ser proibido perturbar o sossego e o bem-estar público ou da vizinhança com ruídos, algazarra, barulhos ou sons de qualquer natureza excessivos e evitáveis, produzidos por qualquer forma, que ultrapassem os níveis máximos de intensidade tolerados pela regulamentação.

Fonte: Marlene Mattos

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O