Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Policiais e delegados participam de curso sobre investigação de crimes virtuais


 
Em Rondônia, policiais civis, delegados e policiais militares da Capital participam de curso de Analista da Informação para o combate a crimes virtuais e tecnológicos. A organização do curso está a cargo da Comissão de Capacitação Integrada da SESDEC em parceria com a PMRO. 

A iniciativa, que visa reprimir umas das mais novas e ameaçadoras modalidades criminosas do mundo, é resultante da parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ) e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). 

Esta é a segunda turma do curso, composta por 28 policiais, dentre civis das Delegacias Regionais da capital e militares lotados na capital, o curso iniciou dia 24 de agosto e tem seu término previsto para o dia 25 de setembro, funciona no auditório do Comando Geral da PM onde foram instalados 24 computadores em rede com acesso à internet. 

A preocupação da SESDEC com os crimes virtuais e eletrônicos é justificada pelo alto índice desse tipo de crimes no Brasil, que conquistou o título de maior laboratório do ‘cibercrime’ em todo o mundo, segundo um levantamento feito pela mi2g (empresa internacional especializada em segurança). Em Rondônia, essa espécie de crime tem aumentado devido à facilidade de acesso das pessoas à tecnologia e o uso de lan-houses mais intensificado. 

O curso conta com instrutores especialistas em informática e crimes virtuais, onde os alunos desenvolvem trabalhos práticos visando o aprendizado pleno do assunto. As instruções de ontem, foram do delegado de polícia civil do Rio Grande do Sul, Emerson Vennit. 

De acordo com a empresa britânica de segurança da informação, a cópia de software e dados protegidos por direitos autorais e pirataria, bem como o vandalismo on-line, são alguns dos métodos ilícitos cada vez mais adotados por hackers brasileiros. 

Fonte: Lenilson Guedes

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O