Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Policiais e delegados participam de curso sobre investigação de crimes virtuais


 
Em Rondônia, policiais civis, delegados e policiais militares da Capital participam de curso de Analista da Informação para o combate a crimes virtuais e tecnológicos. A organização do curso está a cargo da Comissão de Capacitação Integrada da SESDEC em parceria com a PMRO. 

A iniciativa, que visa reprimir umas das mais novas e ameaçadoras modalidades criminosas do mundo, é resultante da parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ) e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). 

Esta é a segunda turma do curso, composta por 28 policiais, dentre civis das Delegacias Regionais da capital e militares lotados na capital, o curso iniciou dia 24 de agosto e tem seu término previsto para o dia 25 de setembro, funciona no auditório do Comando Geral da PM onde foram instalados 24 computadores em rede com acesso à internet. 

A preocupação da SESDEC com os crimes virtuais e eletrônicos é justificada pelo alto índice desse tipo de crimes no Brasil, que conquistou o título de maior laboratório do ‘cibercrime’ em todo o mundo, segundo um levantamento feito pela mi2g (empresa internacional especializada em segurança). Em Rondônia, essa espécie de crime tem aumentado devido à facilidade de acesso das pessoas à tecnologia e o uso de lan-houses mais intensificado. 

O curso conta com instrutores especialistas em informática e crimes virtuais, onde os alunos desenvolvem trabalhos práticos visando o aprendizado pleno do assunto. As instruções de ontem, foram do delegado de polícia civil do Rio Grande do Sul, Emerson Vennit. 

De acordo com a empresa britânica de segurança da informação, a cópia de software e dados protegidos por direitos autorais e pirataria, bem como o vandalismo on-line, são alguns dos métodos ilícitos cada vez mais adotados por hackers brasileiros. 

Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)