Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Policiais e delegados participam de curso sobre investigação de crimes virtuais


 
Em Rondônia, policiais civis, delegados e policiais militares da Capital participam de curso de Analista da Informação para o combate a crimes virtuais e tecnológicos. A organização do curso está a cargo da Comissão de Capacitação Integrada da SESDEC em parceria com a PMRO. 

A iniciativa, que visa reprimir umas das mais novas e ameaçadoras modalidades criminosas do mundo, é resultante da parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ) e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). 

Esta é a segunda turma do curso, composta por 28 policiais, dentre civis das Delegacias Regionais da capital e militares lotados na capital, o curso iniciou dia 24 de agosto e tem seu término previsto para o dia 25 de setembro, funciona no auditório do Comando Geral da PM onde foram instalados 24 computadores em rede com acesso à internet. 

A preocupação da SESDEC com os crimes virtuais e eletrônicos é justificada pelo alto índice desse tipo de crimes no Brasil, que conquistou o título de maior laboratório do ‘cibercrime’ em todo o mundo, segundo um levantamento feito pela mi2g (empresa internacional especializada em segurança). Em Rondônia, essa espécie de crime tem aumentado devido à facilidade de acesso das pessoas à tecnologia e o uso de lan-houses mais intensificado. 

O curso conta com instrutores especialistas em informática e crimes virtuais, onde os alunos desenvolvem trabalhos práticos visando o aprendizado pleno do assunto. As instruções de ontem, foram do delegado de polícia civil do Rio Grande do Sul, Emerson Vennit. 

De acordo com a empresa britânica de segurança da informação, a cópia de software e dados protegidos por direitos autorais e pirataria, bem como o vandalismo on-line, são alguns dos métodos ilícitos cada vez mais adotados por hackers brasileiros. 

Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

MPRO deflagra Operação "Eco" em Nova Mamoré

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta qua

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio e apreende armas em Abunã

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Nova Mutum, com apoio da Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas d

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)