Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia prende optometrista por exercício ilegal da profissão


Policiais militares de Ouro Preto do Oeste prenderam em flagrante, na última segunda-feira, por exercício ilegal da profissão, o optometrista Sebastião Dantas dos Santos. O acusado foi denunciado à polícia e ao Ministério Público pela delegacia do Cremero em Ji-Paraná.

O acusado foi detido quando atendia pacientes em uma ótica localizada na rua Daniel Comboni, região central do município. Ao ser abordado pelos policiais, Sebastião Dantas se identificou como optometrista e confessou que estava realizando consultas e prescrevendo óculos.

Segundo denúncia, muitas pessoas que se intitulam optometristas estão oferecendo serviços ofitalmológicos em vários municípios do Estado, realizando exames de refração (medição de grau de óculos) e receitando óculos pondo em risco a saúde e o bem estar da população.

Além de receitar, os falsos optometristas são acusados de comercializarem o óculos "numa clara demonstração de irresponsabilidade e falta de caráter, pois se aproveitam da ingenuidade e falta de informação da população carente para ganhar dinheiro", conforme foi denunciado ao MP.

Para inibir a prática ilegal no Estado, o Ministério Público já se posicionou contra os infratores considerando pratica criminosa o exame e diagnóstico do órgão visual e a prescrição de óculos por parte de optometristas, óticos ou qualquer outro profissional que não tenha formação em medicina oftalmológica.

A ação policial foi acompanhada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina, médico Aníbal Cavalcante, e pelo secretário geral da delegacia do Cremero em Ji-Paraná, Munuel Lopes Lamego.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Polícia Civil deflagra a Operação Xeque Mate

Polícia Civil deflagra a Operação Xeque Mate

Na manhã desta segunda-feira (02), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO 1, vincu

Investigação sobre a morte de adolescente em Porto Velho

Investigação sobre a morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Vida (DHPP), informa que acompanha o caso da adolescente vitimada

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)