Sexta-feira, 13 de abril de 2018 - 07h17
A Operação Saturação de Segurança Pública foi lançada dia 11, em Porto Velho, no Quartel do Comando Geral. De acordo com o comandante- geral da PM, coronel Ronaldo Flores, é uma atividade de Polícia Ostensiva direcionada e singular, que visa o combate específico do tráfico de drogas, e dos crimes contra o patrimônio, em especial o roubo e o furto, entre eles os de veículos, delitos estes que despontam como os de maior incidência em Rondônia. “Esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate a criminalidade, prendendo os marginais e oferecendo para a comunidade a paz social”, afirma.
Devido a ampla área de fronteira, o estado de Rondônia é porta de entrada de ilícitos, como drogas e armas, que abastecem o mercado interno e até mesmo o de outros países na Europa e Ásia.
O Estado pode ser dividido em duas fronteiras, a fronteira norte, que vai da confluência do Rio Cautário até o final da Ponta do Abunã, perfazendo 642 km e a fronteira sul que compreende o restante do Estado, indo da confluência do Rio Cautário até a foz do Rio Cabixi com o Rio Guaporé completando os 1342 km de fronteira com a Bolívia, em sua totalidade por via fluvial.
Concentra a capital Porto Velho de 50 a 80 % dos crimes ocorridos no Estado, e por isso se faz necessário uma medida de austeridade, assim como na região do eixo da BR 425, que é um grande corredor de mercadorias ilícitas.
O plano é saturar pontualmente os locais estratégicos robustecendo a estrutura de resposta ao crime, prendendo criminosos e inviabilizando o mercado de delitos.
Na capital, será utilizada toda força policial – Guarnições de Força Tática do 1º e do 5º BPM, do Choque, das motocicletas da Operação Cavalo de Aço, das Guarnições da Companhia de Transito (que deverão ter o foco mais voltado ao crime do que as ações de polícia de trânsito) e das Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental.
Na área do 6º BPM será desencadeada no mesmo horário uma ação com duas Guarnições da Unesfron de Guajará-Mirim e duas Guarnições da 3ª Companhia em Nova Mamoré, fecharão um circulo de 24 horas ininterruptas na BR 425, com patrulhamento e barreiras visando drogas, armas e veículos produtos de furto e roubo que por ali tomam passagem para a Bolívia.
Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)