Domingo, 16 de dezembro de 2007 - 08h39
Como requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos às graduações subseqüentes, foi encerrado com solenidade no auditório do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região, em Porto Velho, o CAS  Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos. São 25 segundos-sargentos; 17 lotados em Batalhões e Companhias do Interior e oito na capital.
A autorização para a realização do curso foi uma determinação do governador Ivo Cassol que tem, em seu governo, proporcionado a que os policiais militares possam participar de cursos inerentes a sua carreira militar. A coronel PM Angelina Ramires, Comandante Geral da Polícia Militar, presidiu a formatura dos sargentos que freqüentaram o Curso, realizado na Companhia Independente de Policiamento de Transito."Ao policial militar aperfeiçoado acrescenta-se a responsabilidade de melhor orientar os subordinados e executar suas atribuições. E isto é que a Corporação espera de todos", frisou a coronel.
O CAS visa a atender os interesses da Corporação, que tem como um de seus princípios básicos a valorização do homem por meio do aprimoramento técnico-profissional. O processo de aperfeiçoamento profissional é decorrente das exigências de uma sociedade que espera encontrar profissionais cada vez mais capacitados para o enfrentamento das graves questões no campo da segurança pública.
Com carga horária que varia de 20 a 30 horas aula, na grade curricular estas são algumas das matérias apresentadas aos sargentos: Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador, Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública, Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública, Cultura e conhecimento Jurídico; Direitos Humanos, Leis Especiais, Direito Administrativo, Polícia Judiciária, Chefia e Liderança, Administração Financeira e Orçamentária, entre outras matérias.
Estiveram compondo a mesa além da coronel Angelina que presidiu a solenidade, o juiz do Trabalho Carlos Augusto Lobo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região  Rondônia/ Acre, delegado César Pizzano, adjunto da Sesdec, delegado Moriô Ikegawa, diretor da Polícia Civil, tenente coronel PM Santos, Diretor de Ensino da Polícia Militar, tenente coronel PM Chianca, representando o Corpo de Bombeiros Militares, major PM Neil Gonzaga, diretor do Estabelecimento de Ensino.
São estes os segundos-sargentos por ordem de classificação que concluíram o CAS 2007. 2º Sgt Pm Edmar Santana Oliveira; 2º Sgt Pm Expedito Jacinto Alencar;  2º Sgt Pm Francisco Nonato da Silva;  2º Sgt Pm Gilberto Nogueira da Silva;  2º Sgt Pm Juvenal Dias Fernandes;  2º Sgt Pm Ademir Xavier Gomes;  2º Sgt Pm Carlos Bento José Dos Santos;  2º Sgt Pm Carlos Cesar Câncio;  2º Sgt Pm José Cordeiro da Silva;  2º Sgt Pm Alberto Lobo Bernadino;  2º Sgt Pm Mauro Rogério De Ambrósio;  2º Sgt Pm Marciano Costa de Souza;  2º Sgt Pm Josias Dos Santos;  2º Sgt Pm Walter Fernando Viana;  2º Sgt Pm Wilson Gomes Da Silva Júnior;  2º Sgt Pm Alceu José Loreno;  2º Sgt Pm Dorival Ribeiro de Oliveira;  2º Sgt Pm Antônio Carlos de Ângelo;  2º Sgt Pm Edmar Francisco da Silva;  2º Sgt Pm Helenildo De Souza;  2º Sgt Pm Ledir Ascoli;  2º Sgt Pm Alfredo Eguez Ayala;  2º Sgt Pm Paulo Cesar da Silva; 2º Sgt Pm José Elias da Silva; 2º Sgt Pm Alex Weiner Gonzaga Pacheco; 
Fonte: Lenilson Guedes
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)