Terça-feira, 25 de novembro de 2014 - 18h04
A Polícia Civil de Rondônia anunciou ontem, entrevista coletiva, o desfecho do inquérito instaurado para esclarecer o desaparecimento do recém-nascido Nicolas Naitz Silva, que foi dado como desaparecido em maio deste ano, em Porto Velho. A criança, segundo certidão de óbito, morreu em consequência de infecção e asfixia ocorrida antes do parto, e o cadáver foi incinerado por engano.
Segundo o delegado o delegado Jeremias Mendes de Souza, da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DECCV), três pessoas foram indiciadas por algum tipo de responsabilidade no desaparecimento do recém-nascido. Ele explicou ainda que confrontou informações e realizou reconstituições antes de concluir o inquérito.
O diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo, explicou que houve um erro no procedimento para descartar material hospitalar e pedaços de corpos, por isto, o cadáver de Nicolas acabou sendo levado para o incinerador.
Pelo que ficou apurado, Nicolas nasceu num hospital do município de Candeias do Jamary, mas, em decorrência de problemas detectados no parto, foi transferido para o Hospital Regina Pacis, em Porto Velho, onde morreu. O corpo foi levado para o Hospital de Base Ary Pinheiro, que possui geladeira, onde o cadáver seria mantido até serem cumpridas as medidas burocráticas e ser liberado para a família. Entretanto, foi recolhido por engano por funcionários da empresa Amazon Fort, que é responsável pela incineração de material hospitalar.
Falsidade
As investigações foram iniciadas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), onde foram ouvidos médicos, enfermeiros, zeladores, seguranças, diretores de unidades médicas, além dos funcionários da incineradora Amazon Fort e a família da vítima.
No decorrer das investigações, testemunhas afirmaram que viram o corpo do recém-nascido na incineradora, mas que não foi permitida a retirada do cadáver, conforme norma da empresa.
Uma médica e uma enfermeira foram indiciadas por falsidade ideológica, pois informaram no atestado de óbito que a criança nasceu em uma ambulância. Segundo a Polícia Civil, a criança nasceu em um hospital do município de Candeias do Jamari.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Polícia Civil deflagra Operação “Dose Letal” contra comercialização irregular de medicamentos
Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON),

PM impede ataque entre facções e evita possíveis mortes em Porto Velho
A Polícia Militar de Rondônia em uma ção preventiva, evitou um possível confronto armado entre facções criminosas na noite de terça-feira (7), em P

PM desvenda sequestro iniciado em Ariquemes, resgata vítimas em Porto Velho e recupera bens roubados
A Polícia Militar em Ariquemes desvendou e prendeu elementos de um crime de roubo com sequestro iniciado em Ariquemes e concluído em Porto Velho, no

FICCO/RO prende mulher com mais de R$ 260 mil em espécie por suspeita de lavagem de dinheiro
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO) prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (2/4), uma mulher pela prática do c
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)