Terça-feira, 25 de novembro de 2014 - 18h04
A Polícia Civil de Rondônia anunciou ontem, entrevista coletiva, o desfecho do inquérito instaurado para esclarecer o desaparecimento do recém-nascido Nicolas Naitz Silva, que foi dado como desaparecido em maio deste ano, em Porto Velho. A criança, segundo certidão de óbito, morreu em consequência de infecção e asfixia ocorrida antes do parto, e o cadáver foi incinerado por engano.
Segundo o delegado o delegado Jeremias Mendes de Souza, da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DECCV), três pessoas foram indiciadas por algum tipo de responsabilidade no desaparecimento do recém-nascido. Ele explicou ainda que confrontou informações e realizou reconstituições antes de concluir o inquérito.
O diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo, explicou que houve um erro no procedimento para descartar material hospitalar e pedaços de corpos, por isto, o cadáver de Nicolas acabou sendo levado para o incinerador.
Pelo que ficou apurado, Nicolas nasceu num hospital do município de Candeias do Jamary, mas, em decorrência de problemas detectados no parto, foi transferido para o Hospital Regina Pacis, em Porto Velho, onde morreu. O corpo foi levado para o Hospital de Base Ary Pinheiro, que possui geladeira, onde o cadáver seria mantido até serem cumpridas as medidas burocráticas e ser liberado para a família. Entretanto, foi recolhido por engano por funcionários da empresa Amazon Fort, que é responsável pela incineração de material hospitalar.
Falsidade
As investigações foram iniciadas pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), onde foram ouvidos médicos, enfermeiros, zeladores, seguranças, diretores de unidades médicas, além dos funcionários da incineradora Amazon Fort e a família da vítima.
No decorrer das investigações, testemunhas afirmaram que viram o corpo do recém-nascido na incineradora, mas que não foi permitida a retirada do cadáver, conforme norma da empresa.
Uma médica e uma enfermeira foram indiciadas por falsidade ideológica, pois informaram no atestado de óbito que a criança nasceu em uma ambulância. Segundo a Polícia Civil, a criança nasceu em um hospital do município de Candeias do Jamari.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal
A Polícia Militar de Rondônia realizou uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Cacoal, resultando na desarticulação de um ponto

Polícia Militar prende mulher pro tráfico de drogas na Vila Samuel
Durante patrulhamento, uma guarnição do 5º Batalhão recebeu denúncias anônimas informando sobre intensa comercialização de entorpecentes em uma resi

Deputado Jean Mendonça defende valorização dos servidores do DER
O deputado Jean Mendonça (PL) se posicionou em apoio às reivindicações do Sindicato dos Servidores do Departamento de Estradas de Rondônia (SINDER)

Na manhã deste domingo (22), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Machadinho d’Oeste, em ação integrada com a Polícia Militar do mu
Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)