Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

POLÍCIA COMUNITÁRIA: Rondônia participa de Seminário


Cerca de 600 pessoas, entre representantes das forças policiais, lideranças comunitárias e dirigentes de ONGs de todo o país participaram do Seminário Nacional de Polícia Comunitária, que aconteceu na cidade de Salvador (BA), no último final de semana.

O Estado de Rondônia estava representado por 12 participantes, entre Policiais Militares, Policiais Civis e Lideranças Comunitárias da Capital e Interior.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, abriu o evento falando sobre - Reforma substantiva das Polícias por meio de Ações de Polícia Comunitária. O Secretário, além de parabenizar a iniciativa, ressaltou a importância da participação e diálogo entre polícia e comunidade reforçando o conceito de polícia comunitária. "Não adianta ser polícia comunitária sem ter contato com a comunidade", destacou. Biscaia disse, ainda, que Segurança Pública é uma questão de Estado, não só de governo, e ressaltou a importância de capacitar as polícias em policiamento comunitário.

Vários temas relacionados à Polícia Comunitária foram debatidos durante o evento, como: "Mediação de Conflitos", "A Efetivação da Mobilização Social", "Estruturação, Funcionamento e sustentabilidade dos Conselhos Comunitários de Segurança", "Pesquisa, Tecnologia e intervenção sócio-educativa do uso da força não letal", "A importância da integração das Forças de Segurança", "Experiências e práticas sociais de prevenção a criminalidade", "Mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados em Polícia Comunitária", "As experiências das Bases Comunitárias" e "Apresentação das Experiências do Premio Polícia Comunitária – Motorola/SENASP 2005", onde o subcomandante da PM de Rondônia, coronel   PM Adilberto Saraiva Maciel, apresentou a experiência da Base Comunitária do Bairro Teixeirão do município de Cacoal, que tirou o terceiro lugar a nível nacional no referido concurso.

Para o coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Militar de Rondônia, tenente coronel PM   Cesar Adilson Bandeira Pinheiro, o objetivo é fazer uma integração entre os profissionais de todo o Brasil, realizando trocas de experiências. "Faremos uma avaliação dos projetos que deram certo no país, e obedecendo nossas particularidades regionais e culturais, projetaremos e aplicaremos em Rondônia, bem como levamos as nossas para serem apreciadas", ressalta.

Segundo o coordenador, a filosofia de Polícia Comunitária é a interação dos órgãos de segurança com a sociedade num trabalho preventivo, contribuindo com uma segurança de qualidade. "Problemas específicos dos bairros, mas que podem atrair a marginalidade, como ruas mal iluminadas, praças depredadas e terrenos abandonados, devem ser discutidos pela comunidade através de soluções criativas", destaca.

Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)