Terça-feira, 30 de outubro de 2007 - 09h56
Cerca de 600 pessoas, entre representantes das forças policiais, lideranças comunitárias e dirigentes de ONGs de todo o país participaram do Seminário Nacional de Polícia Comunitária, que aconteceu na cidade de Salvador (BA), no último final de semana.
O Estado de Rondônia estava representado por 12 participantes, entre Policiais Militares, Policiais Civis e Lideranças Comunitárias da Capital e Interior.
O Secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia, abriu o evento falando sobre - Reforma substantiva das Polícias por meio de Ações de Polícia Comunitária. O Secretário, além de parabenizar a iniciativa, ressaltou a importância da participação e diálogo entre polícia e comunidade reforçando o conceito de polícia comunitária. "Não adianta ser polícia comunitária sem ter contato com a comunidade", destacou. Biscaia disse, ainda, que Segurança Pública é uma questão de Estado, não só de governo, e ressaltou a importância de capacitar as polícias em policiamento comunitário.
Vários temas relacionados à Polícia Comunitária foram debatidos durante o evento, como: "Mediação de Conflitos", "A Efetivação da Mobilização Social", "Estruturação, Funcionamento e sustentabilidade dos Conselhos Comunitários de Segurança", "Pesquisa, Tecnologia e intervenção sócio-educativa do uso da força não letal", "A importância da integração das Forças de Segurança", "Experiências e práticas sociais de prevenção a criminalidade", "Mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados em Polícia Comunitária", "As experiências das Bases Comunitárias" e "Apresentação das Experiências do Premio Polícia Comunitária Motorola/SENASP 2005", onde o subcomandante da PM de Rondônia, coronel PM Adilberto Saraiva Maciel, apresentou a experiência da Base Comunitária do Bairro Teixeirão do município de Cacoal, que tirou o terceiro lugar a nível nacional no referido concurso.
Para o coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Militar de Rondônia, tenente coronel PM Cesar Adilson Bandeira Pinheiro, o objetivo é fazer uma integração entre os profissionais de todo o Brasil, realizando trocas de experiências. "Faremos uma avaliação dos projetos que deram certo no país, e obedecendo nossas particularidades regionais e culturais, projetaremos e aplicaremos em Rondônia, bem como levamos as nossas para serem apreciadas", ressalta.
Segundo o coordenador, a filosofia de Polícia Comunitária é a interação dos órgãos de segurança com a sociedade num trabalho preventivo, contribuindo com uma segurança de qualidade. "Problemas específicos dos bairros, mas que podem atrair a marginalidade, como ruas mal iluminadas, praças depredadas e terrenos abandonados, devem ser discutidos pela comunidade através de soluções criativas", destaca.
Fonte: Lenilson Guedes
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no