Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Civil deflagra operação 'Cabo das Tormentas'


 
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (27/12) a operação “Cabo das Tormentas”, que visa inibir o crime de receptação por sucateiros desta capital, os quais compram fios elétricos furtados geralmente por viciados, causando interrupções constantes nos fornecimentos de energia e telefonia.

Estes furtos têm causado transtornos, principalmente, aos hospitais, com a suspensão temporária da telefonia. Além de propiciar quedas constantes na internet fornecida pelas operadoras telefônicas.Polícia Civil deflagra operação 'Cabo das Tormentas'  - Gente de Opinião

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Eliseu Muller, solicitou ao Judiciário mandados de busca e apreensão a alguns locais potencialmente suspeitos, que foram de pronto deferidos pelo juízo criminal e cumpridos nesta sexta-feira.

As investigações terão prosseguimento, pois visam identificar e punir os receptadores, pois é este crime que fomenta a reiterada prática de furtos desse material.  O delegado Hélio Teixeira, um dos coordenadores da operação, informa que, agindo diretamente sobre o receptador, há grandes possibilidades de o índice de furtos serem significativamente reduzidos.

Ressalta-se que o crime de receptação tem pena de 3 a 8 anos de reclusão e multa. Em se tratando de bens e instalações do patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista, a pena deste artigo aplica-se em dobro.


O delegado Sérgio Condelli, também coordenador dos trabalhos, informa que foram apreendidos mais de cinqüenta metros de fios e cabos com veementes indícios de se tratarem de objetos de furtos, e os supostos receptadores serão indiciados na forma da lei.

A Polícia Civil orienta aos sucateiros que não adquiram cabos e fios de origem suspeita,  pois a fiscalização será constante e a referida operação terá continuidade, e que, no caso, por se tratar de atividade comercial, o crime é qualificado e a pena é agravada.

A Direção Geral de Polícia Civil parabeniza a todos os policiais do Departamento de Polícia Metropolitana e Departamento de Polícia Especializada pelos relevantes serviços prestados a esta instituição e à sociedade.

Fonte: Cláudia Batista /ASCOM/PC/RO
 

Mais Sobre Polícia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), deflagrou nesta