Quinta-feira, 28 de novembro de 2013 - 12h01
Na manhã desta quinta-feira (28/11/2013), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, através do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou, com apoio técnico do Tribunal de Contas, a operação “Carta Marcada”, que teve por objetivo desarticular um suposto grupo criminoso organizado voltado à prática de fraudes em licitações públicas na Prefeitura de Ji-Paraná.
O nome da operação (“Carta Marcada”) deve-se ao fato de que, através das fraudes, constantemente, as mesmas empresas eram declaradas vencedoras dos certames licitatórios de responsabilidade daquela prefeitura. Tais fatos ocorreram, em tese, no período de 2009 a 2012, sem prejuízo da descoberta de outros crimes.
O GCCO vem investigando os fatos há aproximadamente um ano, e, nesse ínterim, vários processos e documentos foram pormenorizadamente analisados, surgindo indícios da suposta prática de crimes previstos na Lei 8.666/93 (Lei das Licitações) e do Código Penal Brasileiro.
Os trabalhos, até o momento, resultaram na expedição e cumprimento de 13 (treze) mandados de busca e apreensão, 04 (quatro) afastamentos provisórios de função pública e 09 (nove) proibições temporárias de acesso às dependências da prefeitura daquele município.
Fonte: Cláudia Batista / ASCOM/PC/RO
Rondônia - Polícia Federal faz operação para investigar contratos da SESAU de 2014
Veja a reportagem:
Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), deflagrou nesta