Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Ambiental intensifica fiscalização no baixo Madeira


 
O Batalhão de Policia Ambiental mantém na Comunidade Ribeirinha de Calama os policiais ambientais sargento PM Walmir, cabo PM João e PM Everson, para em apoio ao IDARON – Instituto de Defesa agro-silvo-pastoril de Rondônia realizar fiscalização sanitária e ambiental na região. Polícia Ambiental intensifica fiscalização no baixo Madeira  - Gente de Opinião

Desde 2005, ano em que foram detectados focos de aftosa no Estado do Amazonas, os policiais ambientais juntamente com os servidores do IDARON, realizam a fiscalização sanitária naquela região, coibindo a entrada de carne, leite e outros derivados bovinos vindos daquele Estado, e ainda intensificam a fiscalização ambiental na área que compreende a divisa de Rondônia com o Amazonas, na altura do Rio Maici até o Rio Machado e seus afluentes.

Nestes quase cinco de permanência na comunidade de Calama, a Policia Ambiental contribuiu sobremaneira para a proteção ambiental na região, com o registro de diversas ocorrências, dentre as quais se destacam em maior número, as referentes aos crimes de caça e pesca predatória, o que resultou na apreensão de uma enorme quantidade de apetrechos proibidos e ainda de diversos animais mortos de maneira indevida.

“Os petrechos proibidos são apreendidos e encaminhados a sede do Batalhão em Candeias do Jamari, os peixes são doados as associações das comunidades ribeirinhas e os animais vitimas de caça são enterrados ou incinerados”, explica o cabo PM João, policial ambiental lotado em Calama.

Além da fiscalização ambiental, os policiais ainda realizam atividades de educação ambiental, ministrando palestras e oficinas em escolas e associações de diversas comunidades ribeirinhas, demonstrando a importância da educação na prevenção de crimes ambientais e na construção da cidadania ambiental da população do Baixo Madeira.

“Esta foi a forma que encontramos de estarmos mais próximos da população, que muitas vezes nos vêem apenas como repressores, e acabam neste contato entendendo que ao exercer a fiscalização ambiental, estamos contribuindo para a qualidade de vida daquelas comunidades” finaliza cabo João.

Fonte: Lenilson Guedes DRTRO283  

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)