Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF prende neiro colombiano acusado de ser o terceiro maior traficante de seu país


 
Alex Rodrigues 
Agência Brasil


Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (16), no Rio de Janeiro, o colombiano Nestor Caro Chaparro, considerado o terceiro maior traficante de drogas da Colômbia. Chaparro foi preso no prédio em que vivia com sua companheira, em Copacabana, na zona sul da cidade.

A prisão de Chaparro é fruto de um processo de prisão preventiva para fins de extradição que tramita em sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não divulgue a data em que expediu o mandado de prisão contra o colombiano, a assessoria do tribunal diz que o alerta sobre a possível presença de Chaparro no Brasil foi feito pelo governo norte-americano em dezembro de 2005, via Interpol.

Segundo o chefe do Serviço de Inteligência Antidrogas da PF, delegado Cairo Costa Duarte, a prisão é resultado de quase um ano de trabalho de investigação policial. Chaparro está preso na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro, onde ficará à disposição do STF. De acordo com o delegado, as autoridades ainda estão investigando a ação do colombiano desde que chegou ao país.

A prisão foi efetuada por um comando de agentes federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo de Investigações Sensíveis (Gise), tropa de elite da PF de Brasília, com a colaboração de agentes da Drug Enforcement Agency (DEA), a unidade americana de combate às drogas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)