Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF investiga fraude em incentivos concedidos pela Zona Franca de Manaus


Amanda Mota
Agência Brasil


Manaus - A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (10), em Rondônia, a Operação Área Livre, para investigar uma organização especializada na sonegação de tributos e fraude em incentivos fiscais no estado, que também atuava no Acre e em São Paulo. Segundo o superintendente da PF em Rondônia, Sérgio Lúcio Fontes, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão nos estados envolvidos, com apoio de auditores da Receita Federal.

A quadrilha é investigada pela PF desde 2002, por usar empresas fantasmas para fraudar os incentivos tributários concedidos às áreas de livre comércio beneficiadas pelo modelo Zona Franca de Manaus nos estados da Amazônia Ocidental.

Fontes afirmou que o objetivo da operação é estancar uma série de irregularidades que vinham ocorrendo na região há vários anos para fraudar os incentivos concedidos pela Zona Franca de Manaus, que se estendem aos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. "O modelo Zona Franca estava sendo fraudado de várias maneiras desde 2002", disse ele.

Com o esquema, o grupo comprava produtos pelo menos 25% mais baratos que seus concorrentes e os levava para serem comercializados em outras cidades, principalmente São Paulo. Além disso, a organização ajudava empresas do Acre e de Rondônia a sonegar tributos do mesmo programa de incentivo. Estima-se que, com a fraude, tenham sido desviados dos cofres públicos em torno de R$ 7 milhões nos últimos cinco anos.

"Estamos tentando proteger o modelo Zona Franca, que é um modelo do Brasil, e ao mesmo tempo tentando proteger os interesses da sociedade, já que esses incentivos fiscais são concedidos para o progresso da região, e não para enriquecer criminosos. Contamos com o apoio da Suframa [Superintendência da Zona Franca de Manaus], que está fornecendo todas as informações necessárias ao desenvolvimento das investigações", acrescentou Fontes.

Hoje a Operação Área Livre recolheu documentos diversos, como carimbos e recibos, além de quantias em espécie, que, segundo os investigadores, podem comprovar tentativas de sonegação de impostos. Suspeita-se que o grupo investigado seja composto por empresários, contadores e servidores da Suframa, da Secretaria de Finanças de Rondônia e da Receita Federal.

De acordo com a PF, dados sobre os nomes e o número de envolvidos na fraude ainda não podem ser divulgados para não prejudicar as investigações. Os crimes investigados são de sonegação fiscal, formaçãao de quadrilha, contrabando e corrupção ativa e passiva.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)