Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate fraude em títulos de terra da União


CUIABÁ/MT – A Polícia Federal deflagrou hoje ( 18/12) a OPERAÇÃO GEIA* que tem como objetivo combater falsificação de títulos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para obtenção de registro de imóveis de terras arrecadadas pela União.

Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Pontes e Lacerda/MT e Rolim de Moura/RO. A sede do INCRA em Cuiabá/MT também é alvo das buscas.

A investigação verificou que os títulos do INCRA eram falsificados. Os negociadores da organização gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e garantindo que os registros das terras eram autorizados nas repartições públicas competentes. Agentes públicos eram os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.

A PF identificou que grileiros patrocinavam invasões de terras da União e persuadiam as pessoas a permanecerem na posse das terras.

A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, além de laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.

Os crimes investigados na operação são: falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e apropriação de terras públicas.

Fonte: PF

 

Mais Sobre Polícia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), deflagrou nesta