Quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 09h33
CUIABÁ/MT – A Polícia Federal deflagrou hoje ( 18/12) a OPERAÇÃO GEIA* que tem como objetivo combater falsificação de títulos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para obtenção de registro de imóveis de terras arrecadadas pela União.
Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Pontes e Lacerda/MT e Rolim de Moura/RO. A sede do INCRA em Cuiabá/MT também é alvo das buscas.
A investigação verificou que os títulos do INCRA eram falsificados. Os negociadores da organização gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e garantindo que os registros das terras eram autorizados nas repartições públicas competentes. Agentes públicos eram os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.
A PF identificou que grileiros patrocinavam invasões de terras da União e persuadiam as pessoas a permanecerem na posse das terras.
A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, além de laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.
Os crimes investigados na operação são: falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e apropriação de terras públicas.
Fonte: PF
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)