Quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 09h33
CUIABÁ/MT – A Polícia Federal deflagrou hoje ( 18/12) a OPERAÇÃO GEIA* que tem como objetivo combater falsificação de títulos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para obtenção de registro de imóveis de terras arrecadadas pela União.
Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Pontes e Lacerda/MT e Rolim de Moura/RO. A sede do INCRA em Cuiabá/MT também é alvo das buscas.
A investigação verificou que os títulos do INCRA eram falsificados. Os negociadores da organização gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e garantindo que os registros das terras eram autorizados nas repartições públicas competentes. Agentes públicos eram os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.
A PF identificou que grileiros patrocinavam invasões de terras da União e persuadiam as pessoas a permanecerem na posse das terras.
A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, além de laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.
Os crimes investigados na operação são: falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e apropriação de terras públicas.
Fonte: PF
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)