Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

'OPERAÇÃO PERSONA' desarticula organização


A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal e o Ministério Público Federal, realiza nesta terça-feira, 16, em três estados da Federação, a OPERAÇÃO PERSONA, com o objetivo de desarticular esquema fraudulento de comércio exterior, criado por empresários brasileiros para beneficiar empresa multinacional americana, líder no segmento de serviços e equipamentos de alta tecnologia para redes corporativas, internet e telecomunicações.

Cerca de 650 agentes das instituições envolvidas cumprem desde a manhã de hoje 93 mandados de busca e apreensão e cerca de 40 ordens de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal/SP, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Após dois anos de investigações, apurou-se que a organização criminosa praticava condutas de interposição fraudulenta em importações, ocultação de patrimônio, descaminho, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso, evasão de divisas e corrupção ativa e passiva.

Por meio de off-shores sediadas em paraísos fiscais - Panamá, Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas - e com quadro societário composto por pessoas de baixo poder aquisitivo, as importações eram solicitadas pelo cliente final junto à multinacional possibilitando a redução de tributos, quebra de cadeia de IPI, burla aos controles exercidos pela Aduana brasileira, dentre outros mecanismos ilegais. Com esse esquema, era possível a ocultação da participação do real importador, do solicitante e dos reais beneficiários.

Eram realizadas, ainda, operações comerciais simuladas, lastreadas em notas fiscais ideologicamente falsas ou inexistentes, de subfaturamento das importações que levavam a situações de importações a custo zero e concessão de descontos que atingiam até 100% do valor das mercadorias, fato que inviabilizava a cobrança dos tributos.

Na cadeia de importação encontram-se dirigentes brasileiros da multinacional americana e de sua distribuidora em SP, que conseguem abastecer o mercado nacional com seus produtos sem industrializá-los e sem participar formalmente de qualquer processo de importação.

Na criação e administração das empresas off-shores, atua renomado escritório da advocacia especializado em direito internacional e financeiro, com sede no Panamá, com grande atuação em operações irregulares na América Latina.

Além dos danos no campo tributário, o esquema provoca prejuízos na economia com a prática da concorrência desleal e danos sociais com a perda de postos de trabalho. Nos últimos cinco anos, o grupo teria importado, de maneira fraudulenta, aproximadamente US$ 500 milhões em valores declarados de produtos para a multinacional americana e um volume mensal de 50 toneladas de mercadorias, o que pode gerar lançamentos tributários no montante de R$ 1, 5 bilhão.

Será concedida entrevista coletiva às 15 horas com a presença do Ministro da Justiça em exercício Luiz Paulo Barreto. (A entrevista será na sala do Conselho Monetário que fica no 6º andar do edifício sede do Ministério da Fazenda , em Brasília/DF).

Fonte: PF

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)