Sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 - 18h52
A Operação Aluvião, deflagrada nesta sexta-feira (9), pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com apoio da Polícia Militar, no rio Madeira, resultou na apreensão de cinco dragas e a detenção de 10 pessoas.
Autuações por crimes ambientais e usurpação resultaram em multas que totalizam R$ 100 mil.
A área fiscalizada está na região compreendida entre a hidrelétrica de Santo Antônio e o Bairro Belmonte, que é Área de Proteção Ambiental (APA), conforme decreto 5.124, de 6 de junho de 1991..
O balanço da operação foi apresentado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental- Sedam, tenente coronel Vilson de Salles Machado; tenente PM Rodrigo Arivabene e tenente coronel chefe do Centro de Comunicação Social da PM.
Penas
O tenente Arivabene, que coordenou a operação, informou que as pessoas detidas foram encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal, que instaurou inquérito para apurar a responsabilidade de cada uma. Elas são acusadas da prática de exploração irregular de minérios e de usurpação, que são crimes federais. Se condenadas, podem receber penas que vão de um a cinco anos de prisão.
Arivabene disse ainda que as dragas apreendidas ficaram sob responsabilidade dos proprietários. A eles foi determinado que retirem os equipamentos do leito do rio Madeira o mais rápido possível. Caso não cumpram a ordem que responderão à Justiça Federal.
O secretário Vilson Salles explicou que a área utilizada para garimpagem é definida por decreto federal como Área de Proteção Ambiental e que isto inviabiliza a concessão de licença para a exploração de minério. Salles Machado deixou claro que a fiscalização será mantida para evitar que a drogas voltem a operar na APA.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)