Quinta-feira, 8 de julho de 2010 - 10h44
Barra do Garças/MT - A Polícia Federal desencadeia nesta quinta-feira, 08, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, a Operação Araguaia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de cocaína e maconha.
Cerca de 100 policiais federais cumprem 25 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso.
A investigação foi iniciada em junho de 2009 e descortinou um esquema de tráfico de pasta base de cocaína e de maconha em larga escala.
As substâncias entorpecentes eram fornecidas à organização criminosa por narcotraficantes bolivianos e paraguaios, que internavam a droga no território nacional com a utilização de aeronaves e caminhões. Uma vez no Brasil, as drogas eram redistribuídas com a utilização de caminhões e veículos de passeio, para traficantes dos Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e do Distrito Federal, onde eram comercializadas.
A última fase da ação era a lavagem do dinheiro, a fim de dissimular a origem e movimentação e dificultar o rastreio dos lucros obtidos com a comercialização pelos órgãos de fiscalização.
Os trabalhos investigativos resultaram na lavratura de sete autos de prisão em flagrante delito, na apreensão de 421 quilos de cocaína, 1.995 tonelada de maconha, oito veículos, uma aeronave e de valores em moedas estrangeiras, o que evidencia o poder de lesividade do grupo.
Além das prisões e buscas, a Justiça Federal decretou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o seqüestro e indisponibilidade dos seus bens, direitos e valores.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o, com penas que podem ultrapassar 25 anos de reclusão. Além disso, alguns dos envolvidos responderão por lavagem de dinheiro, cuja pena pode alcançar 10 anos de reclusão.
O nome "Operação Araguaia" faz alusão à região escolhida como base operacional pelos integrantes da organização criminosa.
Os presos serão encaminhados para a Penitenciária Central do Estado em Cuiabá/MT, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Fonte: Superintendência Regional da PF em Mato Grosso
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade