Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Operação Apocalipse: prorrogação, nova prisão e cópia para ALE/RO


A Polícia Civil (PC) de Rondônia informa a prorrogação por mais 30 dias do prazo de entrega do inquérito da Operação Apocalipse, deflagrada no dia 04 de julho último.

De acordo com a PC, a prorrogação da entrega da conclusão das investigações está em consonância com a à Lei das Drogas.

Existem ainda diligências, análises e perícias a serem concluídas. Também há mandados de prisão a serem cumpridos de foragidos que não foram localizados desde a deflagração da operação.

“A prorrogação aconteceu e as investigações continuam por mais 30 dias, a contar da data da prorrogação. Nós temos consciência que dentro desse prazo será possível concluir o inquérito com o máximo de informações possíveis”, explica o Diretor Executivo da PC, Osmar Casa.

Neste fim de semana, a PC realizou novamente a prisão de uma suspeita que já detinha de uma concessão de habeas corpus.

A investigada Ana C. P., presa na deflagração da operação Apocalipse teve sua liberdade concedida no dia 18/07. Ocorre que a concessão da liberdade foi imposta com condições que a investigada descumpriu, razão pela qual sua prisão foi novamente ordenada pelo judiciário. “Durante o final de semana, realizamos a prisão de uma pessoa que já tinha sido liberada. Em razão desta pessoa ter descumprido medidas que foram impostas durante seu alvará de soltura, o MP representou pela prisão e assim que recebemos o mandado de prisão, cumprimos a prisão da pessoa ainda no aeroporto”, ressalta Osmar.

Isso reforça que a revogação das medidas cautelares, sejam liberdades concedidas ou retorno às atividades, não inocentam os investigados. Significa que as medidas anteriormente decretadas deixaram de ser uma necessidade para a continuação das investigações, podendo ser decretadas novamente se houver motivo para tal.

No que tange as solicitação de cópia por parte da ALE/RO, tratando-se de investigação sob sigilo, a Polícia Civil encaminhou o pedido ao TJ/RO. É certo ainda que desde a última sexta -feira (02/08) o inquérito está disponível no TJ/RO.

ENTENDA O CASO

A operação foi deflagrada no começo de julho no estado. O Poder Judiciário decretou 229 medidas cautelares por conta de crimes como associação ao tráfico de drogas, estelionato, formação de quadrilha, falsificações e lavagem de dinheiro, praticados por grupos interligados e interdependentes. Existem fortes indícios de que o dinheiro obtido por meios ilícitos ainda era utilizado para financiamento de campanhas políticas.

Entre os presos estão vereadores, servidores públicos, empresários e servidores fantasmas.

A ação contou com 500 policiais e já cumpriu quase 70 mandados de prisão, sendo que, deste total, 10 permanecem foragidos.

O saldo parcial de materiais apreendidos na operação, até o momento, são cartões bancários, aparelhos eletrônicos, mais de R$ 500 mil em cheques e aproximadamente R$ 30 mil em espécie. Ainda em curso, a Apocalipse já reuniu mais de 52 volumes de provas técnicas contando com interceptações telefônicas, filmagens e provas testemunhais.

Servidora fantasma

Durante a Operação, servidores públicos foram apontados como fantasmas. Entre eles está Ana C. P., que era lotada no gabinete de uma parlamentar estadual e foi exonerada após as investigações feitas pela Polícia Civil. Segundo apurado, Ana C. P. trabalhava na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), mas durante o expediente dava aulas de dança em uma academia particular de Porto Velho.

Ana C. P. foi presa no dia 4 de julho, mas teve o pedido de habeas corpus concedido pela Justiça de Rondônia no dia 18 do mesmo mês. Segundo o Diretor Executivo da PC, a pedido do Ministério Público (MP), foi decretada uma nova prisão preventiva à Ana C. P. quando retornava de fora do estado.

“Durante o final de semana, realizamos a prisão de uma pessoa que já tinha sido liberada. Em razão desta pessoa ter descumprido medidas que foram impostas durante seu alvará de soltura, o MP representou pela prisão e assim que recebemos o mandado de prisão, cumprimos a prisão da pessoa no aeroporto quando desembarcava retornando de viagem”, ressalta Osmar Casa.

Fonte: ASCOM/PC/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)