Terça-feira, 14 de junho de 2011 - 17h08
A Polícia Militar do Estado de Rondônia, informou hoje o coronel PM Paulo Cesar, Comandante Geral recebeu na última semana o 2º Tenente PM Glauber Ilton de Sousa Souto, lotado no 4º BPM, em Cacoal e o 2º Tenente PM Jeferson LEANDRO Correia Machado, comandante do GOE (Grupo de Operações Especiais) do 2º BPM, com sede em Ji-Paraná que retornaram do estado do Pará após concluir com êxito o IV Curso de Operações de Choque (COpC), trazendo na bagagem novas técnicas policiais.
O curso teve como foco a formação de oficiais e sargentos para atuarem como comandantes de tropas de Choque, que são empregadas em situações de grande desordem pública ou distúrbio civil. O turno iniciou com 46 militares, das Polícias Militares do Pará, Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, como também do Corpo de Fuzileiros Navais e do Exército Brasileiro. Ao final do curso, apenas 35 sobreviveram ao intenso ritmo de treinamentos.
No quarto COpC os alunos foram submetidos a instruções de Técnicas e Táticas de Controle dos Distúrbios Civis (CDC), Direitos Humanos, Legislação de CDC, Armamento e Tiro de CDC, Defesa Pessoal, Tecnologias de Baixa Letalidade, Treinamento Físico Militar, Material Bélico de CDC, Patrulhamento Urbano, Combate a Incêndios e Rastreamento/ Contra Rastreamento e Armadilhas.
Segundo o tenente Leandro, durante todo o curso, os discentes estiveram expostos saturadamente a agentes químicos, como gás lacrimogêneo, e tiveram a resistência à fadiga, a disciplina e o autocontrole testados até o limite. As aulas também focaram as técnicas de entrada em estabelecimentos prisionais e a atuação em grandes eventos. “A metodologia empregada nas instruções possibilitava aos instruendos a realização na prática dos temas abordados em sala de aula, enriquecidos com os estudos de caso, simulações e participação de operações reais, juntamente com a tropa do Batalhão de Choque”, afirmou o oficial.
Pará como referência nas ações de Choque
Os tenentes Glauber Souto e Leandro, sexto e quarto colocados no curso foram os primeiros oficiais de Rondônia a realizar o “COpC” na Polícia Militar do Pará, instituição referência no Brasil em treinamentos do tipo. A Unidade Federativa do Pará tornou-se espelho após o episódio do município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, quando 19 sem-terras, participantes de uma marcha de protesto contra a demora na desapropriação de terras da área, foram mortos em confrontos com a polícia paraense durante uma tentativa de retirada.
A ação catastrófica repercutiu internacionalmente e fez com que a Polícia Militar do Pará repensasse o “Modus Operandi” das ações de Choque e a partir daí especializou-se no assunto, passando ao lugar de destaque no tema.A informação é do PM Luiz do 2º BPM.
Fonte: Lenilson Guedes|
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no