Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

OAB ouve denúncias de tortura na unidade de internação de adolescentes


A comissão de Direitos Humanos da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil estuda a adoção de medidas práticas e urgentes para solucionar os problemas detectados durante a visita surpresa a Unidade Sócio-Educativa de Internação, da rua Rio de Janeiro. Membros da Comissão integram o Fórum Estadual Não Governamental dos Direitos da Criança e Adolescente, que no último dia 15, fizeram uma visita surpresa a Unidade e constataram as péssimas condições de funcionamento e a condição insalubre em que os jovens são mantidos. Durante a visita, o Fórum constatou as péssimas condições de funcionamento e recolheu várias denúncias da prática de tortura.

Como resultado da visita a Casa do Adolescente, o Fórum Estadual produziu um relatório psico-social que será apresentado aos órgãos competentes. Na tarde de quinta-feira, representantes das instituições que compõem o Fórum se reuniram no prédio do Juizado da Infância e da Adolescência para debater soluções mais enérgicas e medidas definitivas para melhorar as condições de funcionamento da unidade. Uma outra reunião, apenas com órgão não governamentais, foi marcada ainda para este mês.

A morte de dois adolescentes internos em menos de uma semana e denúncias de tortura e maus tratos na Unidade Sócio-Educativa de Internação foram as principais motivações para a intervenção do Fórum que além da OAB, conta com a participação de representantes do Conselho Tutelar um e 2, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Juizado, DEPCA, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Responsabilidade

A delegada Elza Aparecida Castro, da DEPCA, já instaurou inquérito policial e encaminhou sete jovens que apresentavam sinais de agressão para exame de corpo delito, no Instituto Médico Legal (IML). As investigações iniciaram já no sábado, quando a delegada Elza Aparecida ouviu o depoimento dos sete internos, depois da inspeção surpresa.

O diretor de segurança da Unidade Sócio-Educativa de Internação, Wildney Jorge Canto de Lima, poderá ser responsabilizado pelo crime de tortura e maus tratos, caso as denúncias feitas pelos adolescentes sejam confirmadas pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DEPCA).

A delegada Elza Aparecida classificou como muito ruim e lamentou que um local preparado para receber 40 adolescentes esteja superlotado, com 141 internos. "Até o final do ano a casa terá 250 adolescentes", analisou a delegada.

Para a Comissão de Direitos Humanos da OAB o objetivo dessa fiscalização é buscar medidas viáveis para resolver os problemas da superlotação e de maus tratos, além de implantação de efetivo programa de medidas sócios-educativas, conforme preconiza o ECA e o sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase).

Fonte: OAB-RO

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Pol

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

PRF apreende mais 400 kg de entorpecentes em Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, na noite da última quarta-feira (10), realizou mais uma apreensão histórica no estado. Em uma fiscal

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

Operação Vértice: PF combate tráfico interestadual de drogas entre Rondônia, Minas Gerais e Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou, com apoio da Polícia Militar de Rondônia, nesta quarta-feira (10/4), a Operação Vértice, com o objetivo de cumprir 11 m

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Penal resulta em apreensões e prisões em condomínio de Porto Velho

Para conter criminosos que agem no condomínio Porto Madeira III, em Porto Velho, policiais militares em ação conjunta com policiais penais, empregad

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)