Sexta-feira, 21 de setembro de 2007 - 18h26
A comissão de Direitos Humanos da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil estuda a adoção de medidas práticas e urgentes para solucionar os problemas detectados durante a visita surpresa a Unidade Sócio-Educativa de Internação, da rua Rio de Janeiro. Membros da Comissão integram o Fórum Estadual Não Governamental dos Direitos da Criança e Adolescente, que no último dia 15, fizeram uma visita surpresa a Unidade e constataram as péssimas condições de funcionamento e a condição insalubre em que os jovens são mantidos. Durante a visita, o Fórum constatou as péssimas condições de funcionamento e recolheu várias denúncias da prática de tortura.
Como resultado da visita a Casa do Adolescente, o Fórum Estadual produziu um relatório psico-social que será apresentado aos órgãos competentes. Na tarde de quinta-feira, representantes das instituições que compõem o Fórum se reuniram no prédio do Juizado da Infância e da Adolescência para debater soluções mais enérgicas e medidas definitivas para melhorar as condições de funcionamento da unidade. Uma outra reunião, apenas com órgão não governamentais, foi marcada ainda para este mês.
A morte de dois adolescentes internos em menos de uma semana e denúncias de tortura e maus tratos na Unidade Sócio-Educativa de Internação foram as principais motivações para a intervenção do Fórum que além da OAB, conta com a participação de representantes do Conselho Tutelar um e 2, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Juizado, DEPCA, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Responsabilidade
A delegada Elza Aparecida Castro, da DEPCA, já instaurou inquérito policial e encaminhou sete jovens que apresentavam sinais de agressão para exame de corpo delito, no Instituto Médico Legal (IML). As investigações iniciaram já no sábado, quando a delegada Elza Aparecida ouviu o depoimento dos sete internos, depois da inspeção surpresa.
O diretor de segurança da Unidade Sócio-Educativa de Internação, Wildney Jorge Canto de Lima, poderá ser responsabilizado pelo crime de tortura e maus tratos, caso as denúncias feitas pelos adolescentes sejam confirmadas pela Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DEPCA).
A delegada Elza Aparecida classificou como muito ruim e lamentou que um local preparado para receber 40 adolescentes esteja superlotado, com 141 internos. "Até o final do ano a casa terá 250 adolescentes", analisou a delegada.
Para a Comissão de Direitos Humanos da OAB o objetivo dessa fiscalização é buscar medidas viáveis para resolver os problemas da superlotação e de maus tratos, além de implantação de efetivo programa de medidas sócios-educativas, conforme preconiza o ECA e o sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase).
Fonte: OAB-RO
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)