Segunda-feira, 9 de julho de 2007 - 18h20
A Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia se fez presente nesta segunda-feira na casa de detenção José Mário Alves durante a rebelião em que, segundo informações morreram dois apenados. Pelo menos dois advogados representando a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia se fizeram presente no conhecido e famigerado Urso Branco durante uma rebelião. O advogado Tancredo Pereira chegou logo que a OAB foi avisada da rebelião, ma foi impedido de adentrar as dependências do presídio por ordem da direção.
Depois de muita ponderação e com a chegada de representantes da Vara de Execuções Penais, do Ministério Público e da Defensoria Pública foi formada uma comissão para inspecionar as condições do presídio e as medidas que estavam sendo adotadas pela direção do estabelecimento.
Constatamos muita destruição nas celas de onde saíram os rebelados. Alguns presos reclamam da qualidade da comida e denunciaram a prática de tortura por parte dos agentes, mas não tivemos nenhuma prova dessas denúncias, disse o advogado Tancredo Pereira, acrescentando que o Estado precisa adotar providências saneadoras para resolver o problema da superlotação nas cadeias públicas.
A presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, advogado Keila de Oliveira, que estava em audiência no momento da rebelião, disse que o advogado Tancredo Pereira, membro do Tribunal, esteve no presídio representando a OAB, que tem sido uma sentinela dos direitos humanos.
O advogado Tancredo Pereira disse que chegou a ver presos feridos e muito mancha de sangue no pátio do presídio, mas não viu nenhum preso morto. O representante da OAB permaneceu na casa de detenção até as 14 horas, quando a situação já estava sob controle.
Fonte: OAB-RO
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Mulher é presa com quase 29 kg de maconha em ônibus interestadual em Vilhena
Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (20) ao ser flagrada transportando quase 29 quilos de maconha em um ônibus interestadual que fazia

Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, deflagrou, na manhã deste sábado (14), a 3ª fase da Operação

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2026, em Guajará-Mirim/RO, uma ação integra
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)