Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Núcleo Gespública realiza oficina de Autoavaliação



Nas últimas segunda e terça-feira (25 e 26), foi realizada a “Oficina de Auto avaliação de 250 pontos, envolvendo as equipes dos comitês internos das instituições do Estado que adotaram como modelo de Gestão o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O treinamento, ministrado pela Coordenadora Executiva Regional do programa no Pará, Lígia do Carmo, foi realizado no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O evento representou uma iniciativa do Núcleo Estadual do Gespública, ancorado na SEPLAN, para capacitar organizações que aderiram oficialmente o modelo de excelência em gestão pública difundido pelo Programa. De acordo com Lígia, o objetivo é preparar as pessoas das instituições públicas para atuarem como instrutores internos durante o processo de avaliação e melhoria contínua da sua gestão.

A abertura do treinamento foi realizada pelo secretário da SEPLAN, George Braga, que agradeceu a presença dos representantes e disse que a qualidade dos serviços prestados à sociedade é uma das diretrizes do Governo. “Quando o Governo propõe mudanças, as instituições precisam estar em sintonia”, lembrou George.

A coordenadora do Gespública, na Seplan, Erika Crisóstomo, disse que a implementação do modelo de gestão nos órgãos representa uma mudança de cultura no Governo e uma quebra de paradigmas nas tradicionais práticas de gestão.

Na oportunidade, Lígia agradeceu o convite e reforçou a importância da execução do programa. “Estar no serviço público é servir ao público e o trabalho que realizamos é de relevância para o país, no sentindo de disseminar essa ferramenta nos órgãos, visando a excelência em gestão e, conseqüentemente, prestar um serviço de qualidade”, enfatizou.

Após a abertura oficial, os participantes iniciaram as atividades do módulo, que teve como propósito conhecer e discutir, entre outras questões: A história; Missão; visão; Princípios Constitucionais; Fundamentos; Funcionalidade do Gespública; e o processo de aplicação da Autoavaliação.

O treinamento contou com a participação de técnicos da Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae), Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) Shopping Cidadão, Casa Civil e do ouvidor geral do Estado, Antônio Magalhães.
 

Auto Avaliação de 250 pontos

A Autoavaliação é uma ferramenta do Gespública, que reúne um conjunto de orientações e parâmetros para avaliar e melhorar a gestão dos órgãos públicos, em uma escala de 0 a 250 pontos, para as organizações que estão iniciando a implementação da ferramenta. O instrumento tem o propósito de certificar as organizações públicas brasileiras que aderiram ao sistema de avaliação continuada da gestão proposto pelo programa. Trata-se de uma tecnologia destinada a qualquer organização pública, independente do poder ou esfera de governo.

Fonte: Jane Carla Santana Silva
 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O