Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

MPF/RO processa Ana da Oito por improbidade administrativa


O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) está processando a deputada estadual Ana da Oito por improbidade administrativa. Os fatos que originaram a ação de improbidade administrativa são referentes à campanha eleitoral de 2010, quando ela era candidata. Ana da Oito falsificou documentos de prestação de contas de campanha e registrou em cartório que, se fosse eleita, pagaria seus financiadores com nomeações, indicações, favorecimentos a empresas e entrega de parte da remuneração de seu gabinete.

O procurador da República Reginaldo Trindade afirma na ação que a conduta de Ana da Oito “não se resumiu a prestar informações falsas à Justiça Eleitoral, ela também negociou o mandato eletivo, prometendo vantagens ilegais e imorais, violando os princípios da administração da Justiça Eleitoral e das Eleições”. Estes fatos caraterizariam improbidade administrativa.

Se condenada pela Justiça Federal, ela pode perder o cargo, ter direitos políticos suspensos de três a cinco anos, pagar multa de até cem vezes o valor de sua remuneração e ser proibida de contratar ou receber benefícios do poder público pelo prazo de três anos. Na ação, o MPF/RO pede ainda que a Justiça Federal condene a deputada a pagar indenização por danos morais coletivos.

Entenda o caso

Nas eleições de 2010, a candidata declarou ter gasto em torno de 164 mil reais durante a sua campanha eleitoral, mas apurou-se que os valores foram muito superiores. Sua campanha foi financiada por Alberto Ferreira Siqueira, conhecido como Beto Baba, e Fernando Braga Serrão (Fernando da Gata).

Como contrapartida ao financiamento de sua campanha, Ana da Oito comprometeu-se a compartilhar o mandato com Beto Baba, dando-lhe 33% de todos os rendimentos do gabinete, indicação de nomeação de um cargo de assessoria no valor de três mil reais líquidos e 10% das emendas parlamentares. Este acordo foi registrado em um cartório de Porto Velho, com o nome “declaração de compromisso”.

O acordo foi confirmado por meio de outro documento - “recibo de quitação de pagamento” -, no qual Beto Baba declara ter recebido da Ana da Oito o valor de 549 mil reais, referente a empréstimo financeiro. Laudo pericial comprovou que tanto a “declaração de compromisso” quanto o “recibo de quitação de pagamento” não possuíam vestígios de montagem e que as assinaturas eram autênticas.

Processo político

Há alguns dias a Procuradoria Regional Eleitoral denunciou ao TRE/RO a parlamentar pela prática dos crimes de falsidade e corrupção passiva. Assim, o MPF/RO enviará cópia da ação penal, da ação de improbidade administrativa e de todos os documentos que as instruíram para que a Assembléia Legislativa adote providências em relação ao caso, fazendo o julgamento político da deputada.

Para Reginaldo Trindade, autor de todas as medidas, “é absolutamente imperdoável a conduta da parlamentar. Ela reduziu a relevante função legislativa a um balcão de negócios. Assim, deve pagar por isso e a forma mais singela e rápida de isso acontecer é no julgamento político. Logo, esperamos que a Casa de Leis apure com rigor o caso e imponha as sanções devidas por tamanha afronta à democracia e aos mais caros valores da República”.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)