Quarta-feira, 18 de março de 2009 - 20h55
A Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) disponibilizará vários veículos, modelo L-200, para o serviço de Patrulhamento Rural em regiões do eixo da BR-364 e na Capital, em uma primeira fase de implantação do serviço em Rondônia. A informação foi prestada nesta terça-feira (17), pela comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Angelina Ramirez, em esclarecimento sobre o assunto, ao diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal, Fiscalização dos Presídios e Controle Externo da Atividade Policial (CAO-CRI), Promotor de Justiça Charles Martins.
O promotor de Justiça se reuniu com a comandante-geral para obter informações sobre a implantação do patrulhamento e a implementação do programa de Polícia Comunitária em locais de maior incidência de delitos no Estado. No encontro, também foi discutida a possibilidade de divulgar nas viaturas policiais números de denúncia contra pedofilia, como o disk 100 e outros.
Durante a reunião, o Promotor de Justiça destacou a importância dos serviços prestados pela PM diante do crescimento populacional provocado por empreendimentos que chegam ao Estado e pontuou demandas referentes à área do trânsito.
Atendendo ao pedido de esclarecimentos do diretor do CAO-CRI, Angelina Ramirez informou que as viaturas que serão empregadas no Patrulhamento Rural estão sendo alocadas pela Sesdec. Os veículos, segundo ela, ajudarão no policiamento das cidades localizadas às margens da BR. A comandante explicou, ainda, que as ações serão aprimoradas por um trabalho de mapeamento da criminalidade que está sendo coordenado pela corporação, por meio do qual será possível gerar relatórios sobre a quantidade de ocorrências de crimes registradas, por região, tipo de incidência criminal, local e horário.
Quanto à Polícia Comunitária, a comandate informou que a Instituição já formou mais de 1.500 policiais para atuarem na disseminação da filosofia do policiamento preventivo. Angelina Ramirez disse, ainda, que a Corporação tem realizado cursos de capacitação para lideranças comunitárias, visando promover a aproximação da Polícia com os cidadãos. A comandante apreciou a sugestão de divulgação de número de denúncias contra pedofilia nas viaturas, feita pelo Promotor de Justiça, e se comprometeu em analisar o assunto.
A reunião no Comando-Geral também teve a presença do sucomandante-geral da PM, coronel Adilberto Saraiva Maciel, e do gestor do Programa de Polícia Comunitária, tenente-coronel César Adilson Bandeira, além do coordenador de Policiamento de Trânsito, major Neil Gonzaga.
Juliane Bandeira DRT 808/RO
Fonte: Ascom MPRO
MPRO/Gaeco oferece denúncia na Operação Soldados da Usura II
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu no dia 6/8
Em uma operação histórica, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nessa segunda-feira, 4 de julho, 103 quilos de ouro escondidos em uma cam
Polícia Militar desarticula depósito de drogas com 174 kg de entorpecentes em Porto Velho
No final da tarde desta segunda-feira (28), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, uma força-tarefa da Polícia Militar, composta por