Sexta-feira, 23 de janeiro de 2009 - 16h22
Após a colisão de uma balsa com um banco de areia no leito do rio Purus (AC), o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) teme que o mesmo aconteça no rio Madeira, em Rondônia. O deputado acredita que o único meio de evitar esse risco é a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. A obra está em análise desde 2001 e aguarda permissão do governo para que a instalação seja realizada.
A construção do gasoduto Urucu-Porto Velho significará menos danos ambientais e mais conforto para a população rondoniense, que contará com uma fonte de energia mais segura e limpa, além de aumentar o potencial econômico do estado, segundo avalia o parlamentar.
Diariamente, a BR Distribuidora, responsável pelo transporte do óleo na região, conduz em balsas mais de 1,3 mil litros de óleo combustível pelo leito do rio. A empresa afirma que todos os cuidados ambientais são tomados e que os riscos são reduzidos em função desses procedimentos. O produto é utilizado para a geração de energia nas duas térmicas instaladas em Porto Velho (RO).
Acidente no rio Purus - O acidente ocorrido semana passada no rio Purus (AC), que derramou 28 mil litros de óleo diesel, causou danos irreversíveis à natureza. A balsa transportava dois cilindros de combustíveis que eram levados para a Usina termelétrica de Santa Rosa, do grupo Guascor. O desastre ecológico ocorreu nas proximidades do município de Santa Rosa do Purus (AC), na divisa com o Peru, região de difícil acesso. Apesar de a embarcação ter naufragado sexta-feira (16), somente nesta segunda-feira (19) que a Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema) informou-se sobre o acidente.
A Sema produziu um parecer dos danos causados ao meio ambiente e as causas do acidente. O relatório revela que há indícios de que a embarcação estivesse com carga acima da capacidade e que não existia licença para o transporte do óleo, o que deve resultar em multas pelo transporte irregular.
As manchas dispersas de óleo diesel no rio Purus estão espalhadas por cerca de 100 quilômetros em linha reta na região da fronteira Brasil-Peru. Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eufran Amaral, "a estimativa é de que a metade (óleo diesel) permanece nas águas do Purus". A Guascor foi contratada há 10 anos pela Eletroacre para gerar energia para todas as cidades do interior acreano. Como produtora energética independente, a empresa produz energia elétrica para 16 municípios do interior do Acre, por meio da operação de 13 usinas termelétricas.
Fonte: Ascom
Polícia Civil deflagra operação "A Última Dose" contra esquema de desvio de vacinas do SUS em Cacoal
Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), com apoio do Ministério Púb
MPRO/Gaeco oferece denúncia na Operação Soldados da Usura II
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu no dia 6/8
Em uma operação histórica, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nessa segunda-feira, 4 de julho, 103 quilos de ouro escondidos em uma cam