Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Moradores do bairro Areal de mãos dadas contra o crime


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou, nesta manhã (21), um debate público com os moradores do Areal e bairros adjacentes. Durante a audiência, que contou com autoridades das polícias Civil e Militar, foram discutidas as ações emergenciais e futuras, referentes à garantia de Segurança Pública.

O evento teve caráter de aproximação da polícia com a comunidade, de forma esclarecedora e preventiva, segundo o secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano. De acordo com o delegado, o debate também serviu para oferecer dicas de prevenção contra crimes diversos e para esclarecer sobre a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias e de testemunhos.


A comunidade reclamou sobre a questão das drogas e dos assaltos e ficou firmado, como ação de curto prazo, reforçar o policiamento no local. Porém, este policiamento não será uma medida paliativa, uma vez que a população se comprometeu a contribuir com o serviço policial, sendo assim, eles irão oferecer denúncias e ficar atentos a qualquer fato atípico. "Em dez dias tivemos nove assaltos e foi isso que nos levou a procurar a Secretaria de Segurança, que de pronto nos atendeu", disse a presidente da Associação do Bairro Areal, Maria Helena. Conforme a presidente, os assaltos ocorridos não foram caracterizados com arrombamentos e sim pela facilitação do crime, isto é, falta de atenção das pessoas com o seu patrimônio. Para isso o delegado explicou a importância de perceber a presença de pessoas estranhas na comunidade, ficar atento a qualquer atitude suspeita em bancos e comércio, entre outros golpes e situações que facilitam a ação de criminosos.

O delegado do Denarc (Departamento de Narcóticos), Lindomar Bezerra, explicou sobre a atuação de sua delegacia e sobre a fundamental importância das denúncias sobre "bocas-de-fumo" e pediu para a população denunciar por meio do telefone (69) 3216 8818, 32168819, 32168833 ou por meio do Centro e Operações Policiais (CIOP) disque 190 ou 193.


Na oportunidade também foram adiantados assuntos como: o plano de Modernização da Polícia Civil e a implantação dos Conselhos Comunitários. Pizzano também explicou sobre como vai funcionar o esquema de segurança a partir do próximo ano, quando a cidade terá não só uma Central de Polícia e sim quatro, com essa medida cada setor fica mais próximo da comunidade e conhece melhor os problemas de cada região, segundo o delegado.


Participaram da reunião a comunidade do bairro Areal, a imprensa local, o delegado do 1º DP, Julio Ugalde, o delegado do Depom, Everaldo Magalhães, o tenente da Polícia Militar Feitosa, mais o delegado do Denarc e o secretário Adjunto da Sesdec.

Fonte: Érica Ferreira

 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O