Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Moradores do bairro Areal de mãos dadas contra o crime


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou, nesta manhã (21), um debate público com os moradores do Areal e bairros adjacentes. Durante a audiência, que contou com autoridades das polícias Civil e Militar, foram discutidas as ações emergenciais e futuras, referentes à garantia de Segurança Pública.

O evento teve caráter de aproximação da polícia com a comunidade, de forma esclarecedora e preventiva, segundo o secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano. De acordo com o delegado, o debate também serviu para oferecer dicas de prevenção contra crimes diversos e para esclarecer sobre a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias e de testemunhos.


A comunidade reclamou sobre a questão das drogas e dos assaltos e ficou firmado, como ação de curto prazo, reforçar o policiamento no local. Porém, este policiamento não será uma medida paliativa, uma vez que a população se comprometeu a contribuir com o serviço policial, sendo assim, eles irão oferecer denúncias e ficar atentos a qualquer fato atípico. "Em dez dias tivemos nove assaltos e foi isso que nos levou a procurar a Secretaria de Segurança, que de pronto nos atendeu", disse a presidente da Associação do Bairro Areal, Maria Helena. Conforme a presidente, os assaltos ocorridos não foram caracterizados com arrombamentos e sim pela facilitação do crime, isto é, falta de atenção das pessoas com o seu patrimônio. Para isso o delegado explicou a importância de perceber a presença de pessoas estranhas na comunidade, ficar atento a qualquer atitude suspeita em bancos e comércio, entre outros golpes e situações que facilitam a ação de criminosos.

O delegado do Denarc (Departamento de Narcóticos), Lindomar Bezerra, explicou sobre a atuação de sua delegacia e sobre a fundamental importância das denúncias sobre "bocas-de-fumo" e pediu para a população denunciar por meio do telefone (69) 3216 8818, 32168819, 32168833 ou por meio do Centro e Operações Policiais (CIOP) disque 190 ou 193.


Na oportunidade também foram adiantados assuntos como: o plano de Modernização da Polícia Civil e a implantação dos Conselhos Comunitários. Pizzano também explicou sobre como vai funcionar o esquema de segurança a partir do próximo ano, quando a cidade terá não só uma Central de Polícia e sim quatro, com essa medida cada setor fica mais próximo da comunidade e conhece melhor os problemas de cada região, segundo o delegado.


Participaram da reunião a comunidade do bairro Areal, a imprensa local, o delegado do 1º DP, Julio Ugalde, o delegado do Depom, Everaldo Magalhães, o tenente da Polícia Militar Feitosa, mais o delegado do Denarc e o secretário Adjunto da Sesdec.

Fonte: Érica Ferreira

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga,  arma e munições em Porto Velho

Operação Protetor das Divisas e Fronteiras apreende cerca de 400 kg de droga, arma e munições em Porto Velho

Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)