Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Moradores do bairro Areal de mãos dadas contra o crime


A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou, nesta manhã (21), um debate público com os moradores do Areal e bairros adjacentes. Durante a audiência, que contou com autoridades das polícias Civil e Militar, foram discutidas as ações emergenciais e futuras, referentes à garantia de Segurança Pública.

O evento teve caráter de aproximação da polícia com a comunidade, de forma esclarecedora e preventiva, segundo o secretário Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Cezzar Pizzano. De acordo com o delegado, o debate também serviu para oferecer dicas de prevenção contra crimes diversos e para esclarecer sobre a importância da participação da sociedade, por meio de denúncias e de testemunhos.


A comunidade reclamou sobre a questão das drogas e dos assaltos e ficou firmado, como ação de curto prazo, reforçar o policiamento no local. Porém, este policiamento não será uma medida paliativa, uma vez que a população se comprometeu a contribuir com o serviço policial, sendo assim, eles irão oferecer denúncias e ficar atentos a qualquer fato atípico. "Em dez dias tivemos nove assaltos e foi isso que nos levou a procurar a Secretaria de Segurança, que de pronto nos atendeu", disse a presidente da Associação do Bairro Areal, Maria Helena. Conforme a presidente, os assaltos ocorridos não foram caracterizados com arrombamentos e sim pela facilitação do crime, isto é, falta de atenção das pessoas com o seu patrimônio. Para isso o delegado explicou a importância de perceber a presença de pessoas estranhas na comunidade, ficar atento a qualquer atitude suspeita em bancos e comércio, entre outros golpes e situações que facilitam a ação de criminosos.

O delegado do Denarc (Departamento de Narcóticos), Lindomar Bezerra, explicou sobre a atuação de sua delegacia e sobre a fundamental importância das denúncias sobre "bocas-de-fumo" e pediu para a população denunciar por meio do telefone (69) 3216 8818, 32168819, 32168833 ou por meio do Centro e Operações Policiais (CIOP) disque 190 ou 193.


Na oportunidade também foram adiantados assuntos como: o plano de Modernização da Polícia Civil e a implantação dos Conselhos Comunitários. Pizzano também explicou sobre como vai funcionar o esquema de segurança a partir do próximo ano, quando a cidade terá não só uma Central de Polícia e sim quatro, com essa medida cada setor fica mais próximo da comunidade e conhece melhor os problemas de cada região, segundo o delegado.


Participaram da reunião a comunidade do bairro Areal, a imprensa local, o delegado do 1º DP, Julio Ugalde, o delegado do Depom, Everaldo Magalhães, o tenente da Polícia Militar Feitosa, mais o delegado do Denarc e o secretário Adjunto da Sesdec.

Fonte: Érica Ferreira

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)