Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Membro do TCE-RO ministra palestra no Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos da PM


O conselheiro Wilber Coimbra ministrou palestra aos futuros oficiais administrativos da PM sobre gestão e governança pública na atualidade  - Gente de Opinião
O conselheiro Wilber Coimbra ministrou palestra aos futuros oficiais administrativos da PM sobre gestão e governança pública na atualidade

 Dentro do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA/2018) da Polícia Militar (PM-RO), iniciou-se nesta segunda-feira (22), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, módulo específico promovido pela Escola Superior de Contas (Escon) do TCE-RO, visando atender demanda solicitada pela Corporação Militar.

Em sua participação na abertura do evento, o diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira Filho, manifestou a satisfação da Corte de Contas ao proporcionar, por meio da Escola Superior de Contas, o repasse de conhecimentos inerentes à sua área de atuação, para os futuros oficiais administrativos da PM. A capacitação prolonga-se até esta quarta-feira (24), com aulas na sede do TCE.

PALESTRA

A primeira palestra teve como temática “Gestão e Governança Pública na Atualidade” e foi ministrada pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, que é doutor em Ciência Jurídica, mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Administrativo.

Inicialmente, ele falou da importância da função a ser exercida pelos futuros oficiais administrativos, em face do suporte tático-operacional que ofertarão ao Alto Comando da PM, com vistas, primordialmente, a oportunizar à população a devida proteção, com o consequente enfrentamento à criminalidade, em obediência, portanto, às macro-decisões estratégicas que integram as diretrizes de segurança pública em Rondônia.

Quanto à palestra, o conselheiro Wilber Coimbra, de forma bastante didática, apresentou um mosaico da administração pública, contextualizando os modelos de gestão em um panorama histórico. Chamou a atenção ainda para o novo momento vivido pela administração pública brasileira, marcado pela sustentabilidade, pela transparência e por uma cobrança maior por parte da sociedade.

“Por isso, é muito salutar para a administração pública que instituições, como a Polícia Militar, busquem o aprimoramento de seus agentes, em vista de se tornar ainda mais efetiva, atendendo as exigências sociais quanto a uma gestão mais eficiente, em obediência aos modernos princípios da governança pública”, disse.

Em seguida, o conselheiro falou aos futuros oficiais administrativos sobre os modelos de gestão instituídos através dos tempos. Primeiramente, fez uma análise da administração pública patrimonial, na qual havia o predomínio de práticas clientelistas e do nepotismo. Seguiu-se a administração pública burocrática, cuja essência é a racionalidade, tornando-se o modelo vigente, marcado por alguns mecanismos de controle, mas sem maiores preocupações com a eficiência.

Mais adiante, na segunda metade do século XX, ganha corpo a administração pública gerencial, de controle finalístico, cujo propósito é reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços prestados à população, privilegiando o diálogo, a participação e a transparência.

O próximo passo evolutivo dentro da administração pública, segundo o palestrante, é a boa governança pública, cujo direcionamento constitucional baseia-se na forte e efetiva participação do Estado, a fim de possibilitar o cumprimento de direitos fundamentais do cidadão, o que, por óbvio, também são deveres da administração pública, incluindo um serviço público de excelência em setores-chave como educação, saúde e segurança: “Por isso, a importância da atuação de todos nós, agentes públicos, para assegurarmos esses direitos a todos os cidadãos”.

SUSTENTABILIDADE


“O Estado existe para atender aos reclamos sociais, mas isso deve ocorrer em sintonia com princípios encartados em nossa Constituição, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, discorreu o conselheiro Wilber Coimbra, destacando outro importante princípio constitucional: a sustentabilidade.

Além de conceitos sobre gestão pública e governança, falou também da importância de se adotar práticas administrativas modernas, amparadas em ferramentas como planejamento, controle, “accountability”, que é o ato de prestação de contas.

“Prestar contas não apenas ao superior hierárquico, mas, primordialmente, ao cliente maior: o povo”, acentuou, enfatizando que “a administração pública deve transformar vidas, ou seja, trabalhar para a consecução de políticas públicas que resultem na correta aplicação dos recursos públicos e no atendimento aos reais interesses do cidadão, em especial nas áreas de educação, saúde e segurança”.

PROGRAMAÇÃO


A programação do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos terá continuidade no TCE-RO com a temática “Fiscalização de Contratos, Prestação de Contas, Convênios e Contratos”, a ser ministrada pela instrutora do TCE/Escon, Cleice de Pontes Bernardo, no período da tarde desta segunda-feira e ao longo desta terça-feira (23).

Já na quarta-feira (24), será ministrada a temática “Tomada de Contas Especial”, com o conselheiro-substituto do TCE-RO, Francisco Júnior Ferreira da Silva. Dessa forma, esse módulo do CHOA totalizará 20 horas-aula.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)