Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Povos Indígenas - MPF realiza Simpósio no MPT para refletir ações sobre direitos destes brasileiros

lideranças indígenas e representantes de instituições públicas debatem sobre a situação dos povos em Rondônia.


Povos Indígenas - MPF realiza Simpósio no MPT para refletir ações sobre direitos destes brasileiros  - Gente de Opinião

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia recebeu na tarde desta terça-feira (16/04/2024), em seu auditório, o Simpósio “MPF e os Povos Indígenas”, promovido pelo Ministério Público Federal, das 14 às 18 horas, como marca das mobilizações voltada à temática dos povos originários. O #Abril Indígena, como é conhecido, é dedicado a reflexões e ações sobre os direitos destes brasileiros e a importância de assegurá-los.

No evento, que reuniu lideranças indígenas e representantes de instituições públicas para debater sobre a situação dos povos em Rondônia, suas perspectivas, desafios e pontos de vista, o MPT foi representado, na mesa de honra, pelo Procurador-Chefe Carlos Alberto Lopes de Oliveira, da Procuradoria Regional do Trabalho na 14ª Região, constituída pelos estados de Rondônia e Acre.  

Quanto à temática abordada no Simpósio, o procurador-Chefe do MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, se manifestou afirmando a importância do evento assim como da oportunidade do MPT em recebê-lo em seu auditório.

O primeiro Painel tratou sobre “Ministério Público Federal e a Defesa dos Povos Indígenas em Rondônia, com os painelistas: Rosa Guarasugwe – líder indígena do povo Guarasugwe, Elivar Karitiana – líder indígena do povo Karitiana, Leonardo Caberlon – procurador da República e procurador regional eleitoral, Marco Teixeira – Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, e professor do Departamento de História da Universíade Federal de Rondônia.

O segundo Painel tratou sobre “Povos Indígenas e eleições 2024”, com os painelistas Maria Leonice Tupari – líder indígena do povo Tupari, Marcelo Xavier – professor de Direito (Unir), mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça e Leonardo Trevizani Caberlon – procurador da República e procurador regional eleitoral.

As atividades do Simpósio foram compostas por dois painéis e emissão de certificados aos participantes que se inscreveram para o evento. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)