Quinta-feira, 1 de dezembro de 2022 - 11h57
Os dados do Ministério da Justiça e
Segurança Pública (MJSP) apontam que, em média, 81,02% das reclamações
registradas no Consumidor.gov.br, foram solucionadas em Rondônia (RO). Somente
neste ano, 4.405 reclamações foram finalizadas na plataforma.
Entre os segmentos de mercado, o maior volume de reclamações se
refere a bancos, financeiras e administradoras de cartões, com 1.038 registros.
Destes, 81,02% foram solucionadas. Já na segunda posição, está o transporte
aéreo (722), seguido das operadoras de telecomunicações (internet, telefonia e
tv por assinatura), com 698 registros.
Nos primeiros 10 meses do ano, o
índice de reclamações respondidas é outro dado positivo, chegando a 98,77%. Em
relação aos problemas mais reclamados, o principal é a dificuldade, atraso na
devolução de valores pagos, reembolso e retenção de valores. Em Rondônia, os
homens são os que mais registram, com 61,09% das reclamações, enquanto as
mulheres respondem por 38,89%.
Ao se considerar o panorama regional, o Norte lidera a maior média
de solução de reclamações, chegando a 78,26%. Na sequência, estão as Regiões
Sul (78,25%) e Nordeste, com 77,41%.
Nacional
A plataforma Consumidor. gov. br permite a comunicação direta
entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou
serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores
tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.
No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações
registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança
Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de
junho de 2014 até outubro de 2022.
As principais reclamações são contra empresas bancárias,
operadoras de telecomunicação e transporte aéreo, respectivamente. Os problemas
mais frequentes são dificuldade/atraso na devolução e oferta não
cumprida/serviço não fornecido. O prazo médio de resposta é de sete dias úteis
e o índice de resposta é expressivo: 98% das ações. Atualmente, a plataforma
tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265
empresas.
Como funciona
No Consumidor. gov. br, o registro de uma reclamação ocorre,
exclusivamente, a partir da experiência individual do consumidor. Por meio da
plataforma, o usuário registra sua reclamação e a empresa responde. Quem diz se
a demanda foi respondida ou não, é o cidadão, tendo em vista que o processo é
feito 100% online.
O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada no
sistema do Governo Federal. Após esta etapa, é necessário registrar a
reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo de até 10
dias para a manifestação da empresa. Por fim, o consumidor poderá ter a chance
de comentar a resposta, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida
e, ainda, classificar o grau de satisfação.
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