Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPT participa de Blitz educativa para conscientização de MAIO LARANJA

Ação faz parte da agenda de atividades de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Na manhã da segunda feira, dia 15 de maio, a rede municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes de Porto Velho, composta pelo MPT, PRF, Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) e outras instituições governamentais e não-governamentais, realizou uma blitz educativa na esquina da av. Lauro Sodré com av. Imigrantes (BR-319).

O procurador do trabalho Lucas Barbosa Brum, que participou da Blitz, ressalta “a importância de combater um mal tão grande como a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo necessário consciência e atenção de toda a sociedade. É importante que se façam denúncias no Disque 100 e perante o Ministério Público do Trabalho para que se possa atuar efetivamente no enfrentamento à violência sexual e responsabilizar toda a cadeia produtiva que se beneficia economicamente deste crime”, reforça o procurador.

Procurador Lucas Barbosa Brum e representantes de órgãos parceiros - Gente de Opinião
Procurador Lucas Barbosa Brum e representantes de órgãos parceiros

A ação teve como objetivo a distribuição de panfletos e adesivos contendo informações conscientizadoras da necessidade de denunciar e combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Durante todo mês de maio a Campanha Maio Laranja realiza a conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

CAMPANHA FAÇA BONITO

Em alusão ao Dia 18 de Maio em 2023, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, suas organizações filiadas e parceiras nacionais vêm convocar toda a sociedade brasileira para participação ativa na construção de uma Agenda de Ações que precisa recolocar a referida pauta como prioridade para promoção, garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes em Rede de Proteção, funcionando de forma intersetorial e articulada.

Os últimos anos, em especial 2020–2022 foram marcados por uma série de desafios num contexto da Pandemia da Covid 19, que fragilizaram a proteção às crianças e adolescentes em nosso país, e em especial o enfrentamento à violência sexual. E somada à crise sanitária, houve o aumento da pobreza e do desemprego, o desmonte de serviços de proteção, a inexistência de políticas públicas e a falta de investimento e orçamento público.

MPT participa de Blitz educativa para conscientização de MAIO LARANJA - Gente de Opinião

​Os dados do IPEA, do Fórum Brasileiro de Segurança Publica (FBSP) e do Disque 100 vêm apresentando o aumento significativo da violência contra crianças, adolescentes, em especial das meninas.

​A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

A mobilização está em seu 23º ano, mas a chamada atual surge durante oficinas com adolescentes em ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2008 e em preparação para o III Congresso Mundial. A flor hoje é o símbolo oficial da causa. A ação de mobilização por meio do dia 18 de Maio é prevista no PNEVSCA.

 

DENUNCIE - DISQUE 100

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)