Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO realiza reuniões e inspeções em Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar


MPRO realiza reuniões e inspeções em Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar - Gente de Opinião

Durante o mês de março, a 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Velho, representada pela Promotora de Justiça Lisandra Vanneska Monteiro Nascimento Santos, em conjunto com sua equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de psicologia e serviço social, conduziu inspeções nas Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar na comarca de Porto Velho.

As unidades visitadas incluíram a Casa Cosme Damião, Casa da Juventude, Lar do Bebê, Casa Lar Suelen Félix (Candeias do Jamari) e Família Acolhedora. Essas inspeções, conhecidas como "inspeção anual", são realizadas conforme as diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Resolução n. 71/2011 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O objetivo dessas inspeções é garantir que as unidades de acolhimento estejam em conformidade com as normas vigentes, além de assegurar que os serviços prestados promovam a proteção integral de crianças e adolescentes. Durante as visitas, foram avaliadas questões como o número de crianças e adolescentes em acolhimento, a qualidade da estrutura física e a adequação do quadro de pessoal.

MPRO realiza reuniões e inspeções em Unidades de Acolhimento Institucional e Familiar - Gente de Opinião

Após as inspeções, foi realizada uma reunião na última quarta-feira (27/3) com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF) para discutir as irregularidades encontradas e buscar soluções para saná-las. Na ocasião, a Promotora de Justiça destacou os principais pontos que precisam ser sanados e a SEMASF solicitou um prazo para regularização dos apontamentos.

A preocupação central dessas ações é garantir o bem-estar e a proteção dos jovens em situação de acolhimento, além de fortalecer a parceria entre o Ministério Público de Rondônia e o Poder Público na busca por soluções que promovam o interesse superior das crianças e dos adolescentes.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO promove reunião e sugere concurso para recompor efetivo no sistema prisional de Rondônia

MPRO promove reunião e sugere concurso para recompor efetivo no sistema prisional de Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou nesta quarta-feira (8/4) uma reunião interinstitucional para discutir a recomposição do efetivo no

MPT obtém tutela provisória de urgência em favor de trabalhadores da enfermagem em Guajará-Mirim

MPT obtém tutela provisória de urgência em favor de trabalhadores da enfermagem em Guajará-Mirim

Decisão proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 0000160-07.2026.5.14.0161, ajuizada pelo 3º Ofício Geral da Procuradoria Regional do Trabalho,

Operação GANATUM desarticula esquema milionário de sonegação de ICMS no setor pecuário

Operação GANATUM desarticula esquema milionário de sonegação de ICMS no setor pecuário

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) deflagrou, nesta quarta-feira (8/4), a Operação GANATUM, destinada a desarticular um esq

Mais de 180 audiências realizadas em aldeias indígenas durante Operação Justiça Rápida em Rondônia

Mais de 180 audiências realizadas em aldeias indígenas durante Operação Justiça Rápida em Rondônia

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizou na útlima semana mais uma edição da Operação Justiça Rápida Itinerante, levando serviços da Just

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)