Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”


MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo” - Gente de Opinião

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta com a 10ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Velho – Distrito de Nova Mutum, a Força Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (FTICCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (FICCO), deflagraram na manhã desta quarta-feira (30/4/2025) a Operação Rescaldo, tendo como alvos supostos integrantes de uma organização criminosa responsável por incendiar ônibus escolares nos Distritos de União Bandeirantes e Jaci-Paraná.

Na ocasião, a ORCRIM incendiou 10 (dez) veículos escolares no Distrito de União Bandeirantes, em ataque realizado à Escola 03 de Dezembro, ficando 8 (oito) veículos totalmente destruídos e 2 (dois) parcialmente danificados. Quanto ao ataque no Distrito de Jaci-Paraná, 5 (cinco) ônibus da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon foram incendiados.

Estão sendo cumpridos 12 (doze) mandados de prisão preventiva e 5 (cinco) mandados de busca e apreensão, além de também ter sido deferida a quebra do sigilo de todos os dados armazenados nos dispositivos eletrônicos apreendidos.

Os fatos investigados ocorreram durante a onda de ataques a prédios, instalações, ônibus e outros bens públicos e particulares em janeiro deste ano de 2025 em retaliação a ações legítimas das forças de segurança contra facções criminosas em Porto Velho/RO.

Os alvos da operação deflagrada na presente data visavam, com a prática dos crimes de incêndio em veículo de transporte coletivo (art. 250, §1°, II, "c", do CPB), explosão (art. 251, § 2º, do CP) e promover, constituir e integrar organização criminosa (art. 2°, caput, da Lei 12.850/2013), angariar respeito de integrantes hierarquicamente superiores da facção, seguindo determinações de um “salve geral” da cúpula, contendo diretrizes gerais e específicas sobre alvos, métodos de execução e medidas para evitar a identificação dos envolvidos.

O nome da operação (Rescaldo) é uma referência à continuidade da atuação da segurança pública rondoniense no enfrentamento à onda de ataques que atingiu o Estado no mês de janeiro deste ano, visando desvendar todos os crimes praticados.

O MPRO reforça seu compromisso com a sociedade e com as forças de segurança pública no combate à criminalidade organizada, visando à garantia da paz e tranquilidade públicas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Justiça do Trabalho reconhece atividade de panificadora e determina cumprimento de convenção coletiva

Justiça do Trabalho reconhece atividade de panificadora e determina cumprimento de convenção coletiva

Sentença da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO reconheceu o enquadramento sindical de uma empresa como panificadora, mesmo diante da diversificaç

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)