Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO obtém condenação de família que formou 'grupo de extermínio' em Monte Negro


MPRO obtém condenação de família que formou 'grupo de extermínio' em Monte Negro - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de uma família integrante de uma organização criminosa responsável pelos crimes de homicídio qualificado com características de grupo de extermínio, tráfico de drogas, receptação, roubos e extorsões em Rondônia. Juntas, as penas ultrapassam os 70 anos de prisão.

A sentença do Procedimento Criminal Comum foi proferida na última semana na 1ª Vara Criminal de Ariquemes. O caso contou com as atuações do Promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira e da Promotora de Justiça Tereza de Freitas Maia Cotta. Na ocasião, 19 pessoas foram denunciadas e dentre elas, pelo menos seis, ainda serão submetidas ao julgamento perante o Tribunal do Júri em setembro.

Conforme denúncia apresentada pelo MPRO, a família atuava principalmente na Região do Vale do Jamari, no Município de Monte Negro.

Durante as investigações foram reunidas provas de que a família administrava o tráfico de drogas na região e adquiriu fama de “matadora” devido ao modus operandi em realizar cobranças e extorsões. Há indícios de que os integrantes eram contratados por empresários locais para conseguir violentamente o pagamento de dívidas.

Consta na sentença que as consequências dos crimes são gravíssimas, tendo em vista que a organização gerava grande temor e violência aos moradores daquela região, que se viam como reféns.

O terror era provocado devido à maciça utilização de recursos intimidatórios, ameaças, assassinatos de testemunhas de crimes, coações e opressões contra qualquer morador que contrariasse os interesses da organização ou pudesse representar algum risco para a perpetuação das atividades da família.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)