Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO é parceiro em projeto “Pontes pela Educação”


Foto acessível: Encontro do Projeto - Gente de Opinião
Foto acessível: Encontro do Projeto

Está sendo realizado hoje (11/7) e amanhã (12/7), no município de São Miguel do Guaporé, o primeiro evento do projeto “Pontes Pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes”.

 

O Ministério Público de Rondônia, representado pela Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Tânia Garcia Santiago, é um dos parceiros do Tribunal de Contas, juntamente com o Ministério Público de Contas, a Defensoria Pública do Estado, a Secretaria de Estado da Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

Coordenado pelo TCE, o projeto se harmoniza com o eixo estratégico da Corte de Contas relativamente à educação e também ao Memorando de Entendimento celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, o Instituto Rui Barbosa e o próprio Unicef.

 

O objetivo primordial da ação é aprimorar o controle das políticas públicas educacionais relacionadas aos municípios e ao Estado de Rondônia, a fim de induzir o aperfeiçoamento das ações de combate à evasão, ao abandono e à exclusão escolares, com o apoio da estratégia Busca Ativa Escolar (Unicef).

 

Para tanto, busca-se, em articulação interfederativa e interinstitucional, induzir a efetiva implantação da Busca Ativa Escolar (Unicef) no âmbito de Rondônia, a partir de eventos regionais voltados à mobilização e ao engajamento político e social sobre o tema; e, ainda, capacitar os principais atores locais responsáveis por gerenciar e operacionalizar a busca ativa de crianças e adolescentes em idade obrigatória escolar (de 4 a 17 anos), a fim de garantir-lhes o acesso à educação e a outros direitos sociais, por meio da construção de uma rede institucional de proteção.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Hoje, das 8h às 12h, a abertura do evento, realizado no Fórum da Comarca de São Miguel do Guaporé, foi voltada à mobilização dos principais agentes políticos (prefeitos, secretários municipais de educação, de saúde e de assistência social, além de técnicos envolvidos na Busca Ativa Escolar; e vereadores), jurídicos (defensores públicos, promotores de justiça e juízes) e de controle social (conselhos tutelares, conselhos municipais de educação e outros), direta ou indiretamente interessados na matéria, dos municípios de São Miguel do Guaporé, de Seringueiras e de Nova Brasilândia do Oeste.

 

Haverá na programação apresentações de membros e representantes do TCE, do MP, da DPE, da Seduc e do Unicef, com diversos temas relacionados ao Projeto nos dois dias de encontro.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

MPRO, Polícia Civil, FTICCO e FICCO deflagram “Operação Rescaldo”

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)