Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO e Banda do Vai Quem Quer lançam campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval 2026


MPRO e Banda do Vai Quem Quer lançam campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval 2026 - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e a Banda do Vai Quem Quer lançaram, conjuntamente, a campanha contra a violência de gênero com o lema: “Se tem violência contra a mulher, a Banda mete a colher”, nesta quarta-feira (14/1), na sede do bloco, em Porto Velho. A ação é uma das atividades da campanha ministerial alusiva ao protocolo “Não é não” e tem como objetivo reforçar a mensagem de segurança e de respeito às mulheres.

As promotoras de Justiça Tânia Garcia, coordenadora do Núcleo de Atendimento a Vítimas (Navit), e Maira Coura, que atua na Violência Doméstica, representaram o Ministério Público de Rondônia na cerimônia de lançamento da programação do Carnaval 2026 do bloco de rua. Durante o evento, os participantes puderam conhecer a história do carnaval de rua da cidade, acompanhar a apresentação dos novos bonecos gigantes que irão animar os desfiles e conhecer toda a programação do bloco pro ativismo em defesa das mulheres.

A coordenadora do Navit destacou que o momento é festivo, cultural e de diversão, mas também de consciência e comprometimento coletivo pelo bem-estar, segurança e integridade de todas as pessoas, em especial das mulheres que vão participar da festa. Ela explicou que a campanha já é desenvolvida pelo MP em parceria com a Rede Lilás, forças de segurança e demais instituições que integram o sistema de justiça e proteção, e que o protagonismo da Banda do Vai Quem Quer numa temática tão importante gerará um resultado positivo.

“A Banda foi muito corajosa e comprometida com a pauta de gênero e violência contra as mulheres em Rondônia. Parabenizo a Siça, toda a diretoria e equipe envolvida nesse compromisso público em defesa das mulheres, levando para toda a coletividade rondoniense a reflexão de que o enfrentamento a qualquer forma de violência contra a mulher nas festividades carnavalescas é uma responsabilidade de todos e de todas”, reforça Tânia Garcia.

A presidente da Banda do Vai Quem Quer, Siça Andrade, explicou que a campanha contra o feminicídio é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a urgência de combater a violência contra a mulher, destacando a relação simbólica entre a cor lilás, escolhida para estampar a identidade visual da Banda, em alusão ao combate à violência de gênero. A iniciativa, segundo ela, pretende levar informações essenciais sobre recursos disponíveis e orientar sobre como buscar ajuda. “É fundamental que esse crime não seja banalizado ou tratado com descaso. A Banda, junto ao Ministério Público, vai atuar durante todo o período carnavalesco, e mais intensamente no dia do desfile”, enfatizou Siça.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

Após manifestação do MPF, Justiça reconhece fazenda em Rondônia como área pública para programas de reforma agrária

A Justiça Federal de Rondônia reconheceu como área pública uma fazenda de 952 hectares em Buritis (RO). A decisão é favorável à manifestação do Mini

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

MPRO representa adolescente por matar o avô e tentar matar a avó em Ariquemes

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) representou, nesta segunda-feira (9/3), uma adolescente pela prática de atos infracionais análogos ao cometi

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

Governança: MPRO e instituições firmam pacto para enfrentar violência contra a mulher em Rondônia

O acordo cria uma forma de trabalho conjunto entre as instituições para prevenir agressões, proteger vítimas e fortalecer a rede de atendimento no e

Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro

Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mantinha com comparsas uma estrutura voltada à vigilância e intimidação de pessoas vistas como contr

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)